Notícias
Divulgação CulturalConcerto | Vozes Alfonsinas | O mundo musical do Rei Afonso X, o Sábio | 5 jul. | 21h30 | BNP

O mundo musical do Rei Afonso X, o Sábio
Canções de corte e milagres marianos do Santuário de Terena
CONCERTO | 5 jul. ’21 │21h30│ Sala de Leitura Geral │ Entrada livre (limitada a 80 lugares com inscrição prévia para rel_publicas@bnportugal.gov.pt)
Fundado em 1995 por Manuel Pedro Ferreira, o conjunto Vozes Alfonsinas, com sede em Lisboa, tem estado na vanguarda da performance baseada em investigação sobre fontes medievais e renascentistas na Península Ibérica.
No âmbito da 49th Medieval and Renaissance International Music Conference, apresentam agora na BNP parte desse repertório.
Vozes Alfonsinas
Susana Conde Teixeira | meio-soprano
João Pedro Sebastião | tenor
Sérgio Peixoto | tenor
Victor Gaspar | barítono
Madalena Cabral | rabeque e viola de arco
Pedro Sousa Silva | flautas de bisel
Nuno Torka Miranda | alaúde
Manuel Pedro Ferreira | direção e apresentação
Programa
A. Narrativas da Bretanha
Anónimo, Lai de Tristão | Dom Amor, eu cant’ e choro
Anónimo, peça instrumental | Lamento di Tristano
Anónimo, Lai de Hélys | Amor, des que m’ a vós cheguei
Anónimo, peça instrumental | Estampie royale nº 3
B. Milagres de Terena (I)
Alfonso X, CSM 198 | Muitas vezes volv’ o demo
Alfonso X, CSM 199 | Com’ é o mundo avondado (versão instrumental)
Alfonso X, CSM 334 | De resorgir ome morto
C. Interlúdio trovadoresco
D. Dinis, c. amor | Amor fez a mim amar
Peire Vidal | Pos tornatz sui en Proensa (versão instrumental)
Pero G. Ambroa, c. de maldizer | Pero d’Armea, quando composestes
Vidal (judeu de Elvas), c. amor | Moir, e faço dereito
D. Milagres de Terena (II)
Anónimo | Alpha, bovi et leone (versão instrumental)
Alfonso X, CSM 200 | Santa Maria loei e loo e loarei
Alfonso X, CSM 223 | Todolos coitados que querem saúde (versão instrumental)
Alfonso X, CSM 213 | Quem serve Santa Maria
E. Poslúdio trovadoresco
Alfonso X | Bem sabia eu, mia senhor
Anónimo | Su la rivera (versão instrumental)
Martin Moxa, c. de maldizer | Maestr’Acenço, dereito faria
Lopo Lias, c. de maldizer | Quem hoj’houvesse
João Garcia de Guilhade | Vi hoj’eu donas mui bem parecer
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

Tesouros do Terra Sancta Museum pela primeira vez em Portugal
O Tesouro dos Reis mostra as notáveis doações de monarcas europeus à Terra Santa ao longo dos séculos. Para ficar a conhecer melhor a exposição, junte-se às visitas orientadas às sextas e sábados. O catálogo da exposição pode ser adquirido online e nas lojas da Fundação.

CONCERTO | Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 16 dez. ’23 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O MPMP dá início a um novo ciclo na sua programação, desta vez dedicado aos mais novos e às suas famílias. Estes concertos, em ambiente descontraído, propõem um momento de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias (ou pequenos ouvintes).

RECITAL | ANTÓNIO LUÍS SILVA: MÚSICA JAPONESA PARA PIANO
Em 1900, já perto do final do período Meiji, Rentaro Taki escrevia a primeira obra para piano alguma vez composta por um japonês. Essa obra, embora um minueto ao puro estilo clássico alemão, configurou-se como uma das obras que deu início à fulgurante perseguição de vários compositores japoneses por uma linguagem única e representativa daquilo que é a cultura japonesa.

EXPOSIÇÃO | A China vista da Europa, séculos XVI-XIX | 29 nov. – 2 mar. ’24 | Sala de Exposições – Piso 2
A China integra o imaginário europeu desde tempos recuados, como espaço onde se projetam mitos, sonhos, expectativas e receios. A Europa foi conhecendo melhor a China, sobretudo desde finais Idade Média, por via das relações de alguns mercadores e missionários cristãos.