Notícias
Divulgação CulturalLançamento | A imprensa como fonte para a história da interpretação musical | 9 jul. | 18h00 | BNP
![Lançamento | A imprensa como fonte para a história da interpretação musical | 9 jul. | 18h00 | BNP Lançamento | A imprensa como fonte para a história da interpretação musical | 9 jul. | 18h00 | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2021/07/keys.jpg)
A imprensa como fonte para a história
da interpretação musical
LANÇAMENTO | 9 jul. ’21 | 18h00 | Auditório | Entrada Livre (limitada a 21 lugares com inscrição prévia para rel_publicas@bnportugal.gov.pt) – lotação completa
O livro A imprensa como fonte para a história da interpretação musical, coordenado por Cristina Fernandes e Miguel Ángel Aguilar Rancel numa co-edição da Biblioteca Nacional de Portugal e do INET-md (NOVA FCSH), é apresentado por Teresa Cascudo e Manuel Deniz Silva. Na sessão intervêm ainda João Soeiro de Carvalho, presidente interino do INET-md e Cristina Fernandes.
O recurso à imprensa escrita, especializada ou generalista, como fonte primária tem-se revelado um recurso fundamental para os estudos musicológicos, quer como veículo de informação sobre diferentes domínios da vida musical de múltiplas comunidades em distintos âmbitos cronológicos e geográficos, quer como um elemento chave a ter em conta na análise das representações sociais e culturais da música e na mediação entre os elementos que interagem na prática musical.
O volume que agora se publica é constituído por uma seleção de artigos da autoria de musicólogos portugueses e espanhóis, escritos nas respectivas línguas e resultantes de comunicações apresentadas no congresso internacional A Imprensa como Fonte para a História da Interpretação Musical, organizado pelo grupo de trabalho Música y Prensa da Sedem – Sociedade Espanhola de Musicologia e pelo grupo de investigação Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-md e acolhido pela BNP. A obra conta ainda com colaborações no âmbito dos projetos de investigação PROFMUS – Ser Músico em Portugal: a Condição Socioprofissional dos Músicos em Lisboa (1750-1985) (NOVA FCSH, FCT) e La Música como Interpretación en España: História y Recepción (Universidad de La Rioja).
Com um enfoque privilegiado nos discursos sobre a interpretação musical, sem prejuízo de outras abordagens complementares, os estudos publicados partem de uma grande variedade de material fornecido pela imprensa periódica do século XIX e das primeiras décadas do século XX (críticas, notícias, anúncios, programas de concertos, ensaios, fotografias, caricaturas, partituras) para tratar temáticas tão diversas como a figura do virtuoso, o músico como celebridade, o corpo do intérprete e as questões de género, programação, repertórios e correntes interpretativas, as relações entre profissionais e diletantes, perfis críticos e a imprensa como difusora de material destinado à prática musical propriamente dita.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
![Apresentação | Linhagem, de Eurico Carrapatoso | 3 jun. | 18h30 | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2019/05/cufeat.jpg)
Apresentação | Linhagem, de Eurico Carrapatoso | 3 jun. | 18h30 | BNP
No ano em que se comemoram os 500 anos da viagem de circum-navegação comandada por Fernão de Magalhães, terá lugar no CCB, no dia 21 de junho, a estreia Mundial da obra Linhagem de Eurico Carrapatoso, que pretende prestar uma homenagem a este navegador português
![Mostra | Over_Seas: Melville e Whitman em Portugal | 31 maio | 16h30 | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2019/05/seasfeat.jpg)
Mostra | Over_Seas: Melville e Whitman em Portugal | 31 maio | 16h30 | BNP
No bicentenário do nascimento de dois vultos maiores da Literatura dos EUA do séc. XIX, esta mostra icono-bibliográfica pretende mostrar o impacto e a receção das obras de Herman Melville (1819-1891) e de Walt Whitman (1819-1892)
![Encontro | Quem faz um filho fá-lo por gosto | 28 maio | 18h30 | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2019/05/gostofeat.jpg)
Encontro | Quem faz um filho fá-lo por gosto | 28 maio | 18h30 | BNP
Em 1969 Simone de Oliveira representou Portugal na Eurovisão, com a canção “Desfolhada Portuguesa” da autoria de Ary dos Santos e Nuno Nazareth Fernandes, depois de ter vencido a nível nacional o Grande Prémio TV da Canção Portuguesa em 1969, nome como era então designado o Festival RTP da canção
![Concerto | Música na Biblioteca | Solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa | Brahms e Sérgio Azevedo | 31 maio | 13h00 | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2019/05/tresfeat.jpg)
Concerto | Música na Biblioteca | Solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa | Brahms e Sérgio Azevedo | 31 maio | 13h00 | BNP
Quando juntamos um instrumento de sopro à formação clássica do Quarteto de Cordas, logo surgem muitas possibilidades criativas. Mas também se torna mais difícil garantir a coerência sonora, por serem identidades tímbricas aparentemente distantes, e porque é grande a tentação de destacar aquilo que é «diferente» na condição de solista