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Divulgação CulturalLançamento | A imprensa como fonte para a história da interpretação musical | 9 jul. | 18h00 | BNP
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A imprensa como fonte para a história
da interpretação musical
LANÇAMENTO | 9 jul. ’21 | 18h00 | Auditório | Entrada Livre (limitada a 21 lugares com inscrição prévia para rel_publicas@bnportugal.gov.pt) – lotação completa
O livro A imprensa como fonte para a história da interpretação musical, coordenado por Cristina Fernandes e Miguel Ángel Aguilar Rancel numa co-edição da Biblioteca Nacional de Portugal e do INET-md (NOVA FCSH), é apresentado por Teresa Cascudo e Manuel Deniz Silva. Na sessão intervêm ainda João Soeiro de Carvalho, presidente interino do INET-md e Cristina Fernandes.
O recurso à imprensa escrita, especializada ou generalista, como fonte primária tem-se revelado um recurso fundamental para os estudos musicológicos, quer como veículo de informação sobre diferentes domínios da vida musical de múltiplas comunidades em distintos âmbitos cronológicos e geográficos, quer como um elemento chave a ter em conta na análise das representações sociais e culturais da música e na mediação entre os elementos que interagem na prática musical.
O volume que agora se publica é constituído por uma seleção de artigos da autoria de musicólogos portugueses e espanhóis, escritos nas respectivas línguas e resultantes de comunicações apresentadas no congresso internacional A Imprensa como Fonte para a História da Interpretação Musical, organizado pelo grupo de trabalho Música y Prensa da Sedem – Sociedade Espanhola de Musicologia e pelo grupo de investigação Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-md e acolhido pela BNP. A obra conta ainda com colaborações no âmbito dos projetos de investigação PROFMUS – Ser Músico em Portugal: a Condição Socioprofissional dos Músicos em Lisboa (1750-1985) (NOVA FCSH, FCT) e La Música como Interpretación en España: História y Recepción (Universidad de La Rioja).
Com um enfoque privilegiado nos discursos sobre a interpretação musical, sem prejuízo de outras abordagens complementares, os estudos publicados partem de uma grande variedade de material fornecido pela imprensa periódica do século XIX e das primeiras décadas do século XX (críticas, notícias, anúncios, programas de concertos, ensaios, fotografias, caricaturas, partituras) para tratar temáticas tão diversas como a figura do virtuoso, o músico como celebridade, o corpo do intérprete e as questões de género, programação, repertórios e correntes interpretativas, as relações entre profissionais e diletantes, perfis críticos e a imprensa como difusora de material destinado à prática musical propriamente dita.
Fonte: bnportugal.pt
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