Notícias
Divulgação Cultural15 OUT | Nouruz Ensemble | Ciclo Músicas Escondidas
15 OUT | Nouruz Ensemble | Ciclo Músicas Escondidas
MÚSICAS TRADICIONAIS DA ANTIGA ROTA DA SEDA
15 Outubro | Auditório | 19.00 | €15
Músicos do Iraque, Síria, Curdistão e Irão | Direcção artística Bassem Hawar
O primeiro concerto do Ciclo Músicas Escondidas, dedicado às sonoridades da antiga rota da seda, Nouruz Ensemble é composto por virtuosos dos antigos instrumentos orientais, acompanhados pela cantora iraquiana Rita Williams. O seu repertório combina criações contemporâneas de raiz oriental e interpretações clássicas do Maqam do Médio Oriente.
Nouruz Ensemble: Bassem Hawar (djoze), Reza Samani (tombak e daf), Kioomars Musayyebi (santur), Rageed William (nay e duduk) e Rita Williams (voz).
75’ sem intervalo | M/6 anos
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Ciclo Literatura Escrita por Mulheres | Retratos en claroscuro: un acercamiento a «Balún Canán», de Rosario Castellanos | 31 mar. | 18h00 | BNP
Considerada a escritora mexicana mais importante do século XX, Rosario Castellanos (1925-1974) desenvolveu uma profunda reflexão sobre as problemáticas de grupos marginalizados.
Exposição Conjunta – José Nunes e Neusa Serôdio
A Galeria do ACMP apresenta mais uma exposição conjunta de Artes Visuais, onde associa as fotografias do cirurgião vascular JOSÉ NUNES, inspirado e criativo fotógrafo, com a pintura de NEUSA SERÔDIO sua mulher e modelo.
Colóquio Internacional | Produção e circulação da Bíblia em Portugal | 28 e 29 mar. | BNP
As Bíblias iluminadas do Românico, que as instituições portuguesas conservam, permanecem, na contemporaneidade como na Idade Média, como manuscritos de grande aparato. Além da sua dimensão religiosa, enquanto livro sagrado, estas obras revestem-se ainda de inquestionável interesse cultural e artístico.
Mostra | Um modernista autodidata: Delfim Maya | 25 mar. – 31 maio ’22
Delfim Maya (1886-1978) foi o primeiro artista que, em 1934, introduziu em Portugal a escultura em ferro e outros metais ‒ tendo inovado pelo material e por criar uma escultura construída (e não modelada ou talhada, como era tradicional).