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Divulgação Cultural
Orquestra na rentrée · 10 setembro
![Orquestra na rentrée · 10 setembro Orquestra na rentrée · 10 setembro](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2021/09/musicajpg.jpg)
ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA
STEFAN BLUNIER direcção musical
GIUSEPPE VERDI Abertura da ópera Nabucco
JEAN SIBELIUS Pã e Eco
AMILCARE PONCHIELLI Dança das horas da ópera Gioconda
JEAN SIBELIUS Suite Karelia
PIETRO MASCAGNI Intermezzo da ópera Cavalleria rusticana
JEAN SIBELIUS Finlândia
GIUSEPPE VERDI Marcha triunfal e bailado da ópera Aida
A Orquestra Sinfónica, dirigida pelo seu maestro titular Stefan Blunier, reentra na temporada trazendo algumas das páginas mais célebres do repertório operático italiano, que nos transportam para o drama de Nabucco, rei da Babilónia, para um duelo numa pacata aldeia siciliana ou ainda para uma trama que tem como protagonista a princesa etíope Aida. Do célebre compositor finlandês Jean Sibelius, chega-nos uma partitura inspirada em figuras da mitologia grega, mas também duas peças memoráveis em que sobressai o amor do compositor pela sua pátria.
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Lançamento e Homenagem | «Os Açores no século XIX», de Maria Isabel João | 16 mar. ’22 | 18h00 | BNP
Os Açores no século XIX – economia, sociedade e movimentos autonomistas, da autoria de Maria Isabel João (1955-2020), constitui a primeira e única visão global disponível sobre a história dos Açores no século XIX. Abarca atividades económicas, estrutura social, integração do arquipélago, o problema da insularidade e da dependência do Continente
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A livre circulação de pessoas e trabalhadores é um dos pilares da União Europeia. Desde 1996, a diretiva sobre trabalhadores destacados na Europa permite a qualquer empresa da UE enviar temporariamente os seus colaboradores para outro país membro. Contudo, poucas mulheres beneficiam de todas as oportunidades que lhes são oferecidas pelo mercado de trabalho europeu.
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Visitas guiadas | Bibliotecas limpas: Censura dos livros impressos nos séculos XV a XIX | 5 mar. | 14h30 | BNP
Os livros são feitos para serem lidos. Mas nem tudo pode ser dito. Daí que, em todos os tempos e em todos os lugares, existam formas de controlo para impedir a circulação de certos conteúdos, textos escritos e não só.