Notícias
Divulgação CulturalColóquio | Maria Archer: reflexos e reflexões | 24 jan. | 9h30 | BNP

Maria Archer: reflexos e reflexões
COLÓQUIO | 24 jan. ’22 | 9h30 | Auditório | Entrada livre sujeita a inscrição || On-line via Zoom | ID da reunião: 848 6544 3846 | Senha de acesso: 096452
> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e medição da temperatura corporal à entrada do edifício. É obrigatório o uso de máscara durante a permanência no edíficio.
> Auditório e Sala de Formação: apresentação obrigatória de certificado digital COVID da EU válido ou comprovativo de vacinação completa ou comprovativo de teste com resultado negativo.
No 40.º aniversário do desaparecimento de Maria Archer (1899-1982), o projeto «Escritoras portuguesas no tempo da Ditadura Militar e do Estado Novo em Portugal, África, Ásia e países de emigração» presta-lhe homenagem através da realização de um colóquio internacional, onde participam reconhecidas/os especialistas da sua obra.
Maria Archer foi uma escritora prolífera e plural quer nas temáticas quer nos géneros, e atenta à necessidade de evidenciar as capacidades intelectuais das mulheres, tantas vezes menorizadas. Publicou em África, em Portugal e no Brasil, locais onde viveu. Para além de ficção escreveu teatro, ensaio, crónica, relatos de viagens e traduziu várias obras. Colaborou com a imprensa escrita, rádio e televisão.
Mulher frontal e incómoda para o Estado Novo, teve vários livros censurados e apreendidos. Sem meios de subsistência em Portugal teve que emigrar para o Brasil onde continuou a escrever e a participar civicamente com a ousadia de que nunca abdicou. Regressou a Portugal com 80 anos, tendo falecido cerca de 3 anos depois, sem que lhe fosse reconhecido o mérito de um pensamento e de uma acção avant la lettre.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

EU PINTOR – Exposição de Rodrigo Leal
RODRIGO LEAL, pintor “amante da técnica do óleo”, mostra-nos com os seus efeitos cromáticos, abundante recurso ao negro e claro-escuros, as marcas de uma incessante busca do perfeccionismo pictórico. Nos estudos, trabalhos “on progress” ou acabados, que trabalha em vários suportes, percebe-se a busca de inspiração nos “clássicos”, que liberta o artista para o seu experimentalismo associado ao cuidado técnico da sua pintura.

Tesouros do Terra Sancta Museum pela primeira vez em Portugal
O Tesouro dos Reis mostra as notáveis doações de monarcas europeus à Terra Santa ao longo dos séculos. Para ficar a conhecer melhor a exposição, junte-se às visitas orientadas às sextas e sábados. O catálogo da exposição pode ser adquirido online e nas lojas da Fundação.

CONCERTO | Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 16 dez. ’23 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O MPMP dá início a um novo ciclo na sua programação, desta vez dedicado aos mais novos e às suas famílias. Estes concertos, em ambiente descontraído, propõem um momento de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias (ou pequenos ouvintes).

RECITAL | ANTÓNIO LUÍS SILVA: MÚSICA JAPONESA PARA PIANO
Em 1900, já perto do final do período Meiji, Rentaro Taki escrevia a primeira obra para piano alguma vez composta por um japonês. Essa obra, embora um minueto ao puro estilo clássico alemão, configurou-se como uma das obras que deu início à fulgurante perseguição de vários compositores japoneses por uma linguagem única e representativa daquilo que é a cultura japonesa.