Notícias
Divulgação CulturalMostra | Rui de Pina: 500 anos depois | 25 jan. – 20 abr. | BNP
Rui de Pina: 500 anos depois
MOSTRA | 25 jan. – 20 abr. ’22 | Sala de Referência | Entrada livre
> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e medição da temperatura corporal à entrada do edifício. É obrigatório o uso de máscara durante a permanência no edíficio.
Em 2022, passam 500 anos da morte de Rui de Pina (ca. 1440 – 1522), figura destacada da cultura portuguesa e que desempenhou importantes cargos durante os reinados de D. João II (r. 1481-1495) e D. Manuel I (r.1495-1521), época especialmente rica da história de Portugal. Rui de Pina foi guarda-mor da Torre do Tombo, cronista-mor do reino e secretário de embaixadas régias, tendo ainda desempenhado outras funções. Esta efeméride convida a uma revisitação e difusão pública da sua obra e do seu legado, tendo como ponto de partida o rico conjunto de materiais relacionados com a obra deste cronista que fazem partem dos fundos da Biblioteca Nacional de Portugal.
Apesar da sua relevância, Rui de Pina permanece uma figura mais referida do que propriamente estudada e ainda pouco conhecida fora das universidades e meios eruditos. A mostra serve, assim, três grandes objetivos: assinalar a efeméride dos 500 anos da morte de Rui de Pina; divulgar publicamente a sua obra e legado; assinalar a riqueza dos fundos da Biblioteca Nacional quanto a materiais que a essa obra e legado dizem respeito. O foco principal é a atividade cronística de Rui de Pina e respetiva importância para a história e a cultura portuguesas.
Os materiais selecionados estão divididos por três núcleos, correspondentes à difusão manuscrita das crónicas de Rui de Pina, às edições e à forma como essas crónicas e o seu autor foram sendo lidos, comentados e interpretados ao longo do tempo. No seu conjunto, estes materiais revelam uma presença constante e incontornável na cultura portuguesa, bem como uma grande diversidade de apreciações, usos e entendimentos que a obra de Rui de Pina foi suscitando. Alguns dos materiais são muito pouco conhecidos e serão publicamente expostos pela primeira vez, entre os quais está uma versão de uma das crónicas diferente da versão editada e mais divulgada, e também trabalhos preparatórios de uma edição contemporânea que nunca chegou a ver a luz do dia. A exposição de todos estes materiais deverá estimular o interesse pela figura e pela obra deste cronista e contribuir para uma renovação do modo como têm sido encarados.
Filipe Alves Moreira (IF/ Universidade do Porto – DL57/2016/CP1367/CT002)
Jorge Araujo (CITCEM /Universidade do Porto – Bolsa FCT: (SFRH/BD/143996/2019)
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Lançamento | Orlando Ribeiro – Cadernos de Campo, Angola 1960-1969 | 4 fev. | 18h00 | BNP
Orlando Ribeiro (1911-1997) foi um notável «produtor» de cadernos de campo. São 63 os exemplares que estão depositados no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea da Biblioteca Nacional de Portugal, resultantes de trabalho de campo desenvolvidos entre 1932 e 1985
Exposição | Mestres & Monstros – Pedro Proença | EXPOSIÇÃO | 29 nov. ’21 – 14 fev. ’22
Mestres e Monstros é uma exposição de Pedro Proença, que encontrou na Biblioteca Nacional de Portugal o lugar perfeito para uma prática bibliómana esfuziante.
Apresentação | Falar de Mulheres. Percursos e desafios latino-americanos | 26 jan. | 17h00 | BNP
A obra Falar de Mulheres. Percursos e desafios latino-americanos, coordenada por Zília Osório de Castro e Natividade Monteiro, é editada pela Húmus e apresentada por Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade. Encontro com a presença das coordenadoras e de Ana Luiza Almeida Ferro
Ciclo Literatura Escrita por Mulheres | Narrativas de lo colectivo en la obra de Belén Gopegui | 27 jan. | 18h00 | BNP
Isabel Araújo Branco organiza a edição de 2021/2022 das conferências dedicadas a «Literatura Escrita por Mulheres», a quinta deste ciclo de encontros realizado no âmbito da linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM-Centro de Humanidades NOVA.