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Seminário | Leitura e formas de escrita – Cultura transfronteiriça | 14 jan. | 16h00 | BNP

Seminário | Leitura e formas de escrita - Cultura transfronteiriça | 14 jan. | 16h00 | BNP

Leitura e formas de escrita – Cultura transfronteiriça
CICLO DE SEMINÁRIOS | 14 jan. ’22 | 16h00 – 18h00 | Auditório | Entrada livre || Online via Zoom | ID da reunião: 838 3831 0812 | Senha de acesso: 145795

> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e medição da temperatura corporal à entrada do edifício. É obrigatório o uso de máscara durante a permanência no edíficio.

> Auditório e Sala de Formação: apresentação obrigatória de certificado digital COVID da EU válido ou comprovativo de vacinação completa ou comprovativo de teste com resultado negativo.

Esta palestra insere-se num projeto de investigação conjunto, em avaliação no âmbito do Seminário de II Ciclo «A Cultura em Portugal (Séculos XV-XVIII)», lecionado por João José Alves Dias. Diligenciando fazer um levantamento das obras de autores portugueses impressas em Espanha, e de autores espanhóis impressas em Portugal, trazem-se agora à Biblioteca Nacional de Portugal os resultados finais desta investigação.

Deste modo, os discentes André Ferreira, Diogo Reis Pereira, Diogo Falcato, Filipa Baptista, Inês Neves, Maria Leonor de Jesus, Nuno Lopez e Pedro Loureiro, organizam uma mesa-redonda com o objetivo de apresentar à comunidade científica as metas atingidas. Assim, do cruzamento dos dados que foram retirados das fontes em análise, a saber, Bibliotheca Lusitana Historica, Critica, e Cronologia, de Diogo Barbosa Machado (1682 – 1772) e Bibliografia das Obras Impressas em Portugal no Século XVII, de João Frederico Arouca, apresenta-se agora ao público um balanço desta investigação, com foco em diversos temas enquadrados nesta questão.

Os resultados atingidos disponibilizam à historiografia dados inéditos que podem modificar o modo como olhamos para a História do Livro Impresso, enquanto processo histórico que espelha, paralelamente, a modificação das mentalidades e, em última instância, o evoluir da Cultura na Península Ibérica no decorrer da centúria de Seiscentos.

André Ferreira, Diogo Reis Pereira, Diogo Falcato, Filipa Baptista, Inês Neves, Maria Leonor de Jesus, Nuno Lopez e Pedro Loureiro: mestrandos em História Moderna e dos Descobrimentos Portugueses na FCSH, Universidade Nova de Lisboa.

Fonte: bnportugal.pt

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Em 1900, já perto do final do período Meiji, Rentaro Taki escrevia a primeira obra para piano alguma vez composta por um japonês. Essa obra, embora um minueto ao puro estilo clássico alemão, configurou-se como uma das obras que deu início à fulgurante perseguição de vários compositores japoneses por uma linguagem única e representativa daquilo que é a cultura japonesa.

Apoios/Parcerias:

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