Notícias
Divulgação Cultural
Ciclo Literatura Escrita por Mulheres | Retratos en claroscuro: un acercamiento a «Balún Canán», de Rosario Castellanos | 31 mar. | 18h00 | BNP
Literatura Escrita por Mulheres
Retratos en claroscuro:un acercamiento a Balún Canán,
de Rosario Castellanos
CICLO DE CONFERÊNCIAS | 31 mar. ’22 | 18h00 | Auditório | Entrada livre | Conf. em espanhol
> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e ao uso de máscara durante a permanência no edifício.
Considerada a escritora mexicana mais importante do século XX, Rosario Castellanos (1925-1974) desenvolveu uma profunda reflexão sobre as problemáticas de grupos marginalizados. Na sua produção literária, – diversificada em poesia, romance, conto, drama, ensaio e géneros periodísticos – retrata nomeadamente a situação desvalorizada da mulher e a discriminação cultural sofrida pelos povos originários. Esta dupla denúncia conjuga-se no seu primeiro romance, Balún Canán, cujos eixos estruturantes são as suas emotivas lembranças de criança e um olhar penetrante sobre o quotidiano dos indígenas nos Altos de Chiapas, zona onde a sua família tinha uma posição económica privilegiada. O objetivo da conferência é, portanto, apreciarmos tanto a dimensão autobiográfica quanto a dimensão socio-histórica que determinam a construção narrativa de Balún Canán.
Armando Aguilar de León
Formado em Língua e Literatura na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), com estadas de estudo e de pesquisa na França e nos Países Baixos, Armando Aguilar de León faz parte do grupo de investigação do CHAM na área das Artes da palavra, da imagem e do som no mundo ibérico e ibero-americano. Suas linhas de interesse são a resignificação socio-histórica da mitologia heroica grega nas literaturas francesa e ibéricas e as representações mitológicas na plástica asteca (códices e esculturas). Quanto docente, desenvolve-se nas áreas do ELE e do FLE.
Sobre o V Ciclo Literatura Escrita por Mulheres
Isabel Araújo Branco organiza a edição de 2021/2022 das conferências dedicadas a «Literatura Escrita por Mulheres», a quinta deste ciclo de encontros realizado no âmbito da linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM-Centro de Humanidades NOVA.
A História tem vindo a ser escrita ao longo do tempo como um construto que generaliza a vivência humana através da padronização do e no masculino. História sem género, dir-se-ia, mas que afinal exclui as mulheres da história. A historiografia tem construído barreiras de análise cultural, social, religiosa e política que excluem as mulheres.
Com coordenação de Maria Barreto Dávila, a linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM pretende contrariar esta tendência e constituir-se como uma área de investigação inovadora e multidisciplinar.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
II COLÓQUIO | Livros de Viagens. Entre conhecimento do mundo, criação e dominação | 24-25 set. ’24 | 14h30 | Auditório / Sala de Formação
Os livros de viagens constituíram, ao longo de séculos, um género narrativo multifacetado onde a Literatura se cruza com a História, a Antropologia, a Ciência
SEMINÁRIO | Ciência e Cultura. Quebrar Fronteiras: A ciência da alma na ‘Philosophia Libera’ (1673), de Isaac Cardoso | 23 set. ’24 | 14h30
“Nosce teipsum”, prescreveram os oráculos àqueles que desejavam conhecer a alma humana. Isaac Cardoso (1603/4-1683), num extenso capítulo com mais de 230 páginas a duas colunas, explora audaciosamente os intricados assuntos da alma.
Fórum Turismo Palmela: 30 de outubro – Encontro reflete sobre Turismo e Paz
“Turismo e Paz” será o tema deste Encontro, em alinhamento com o tema proposto pela Organização Mundial de Turismo para este ano, para reflexão sobre o papel fundamental do turismo na promoção da paz mundial
SETEMBRO NO AUDITÓRIO | ESPECTÁCULOS GRATUITOS
Segunda | 9 Setembro | 19.00 – Raquel Marinho e Filipe Raposo dão voz aos poemas de António Ramos Rosa, homenageando o autor que afirmou “escrevo tentando ouvir o rumor do desconhecido”. Segunda | 30 Setembro | 19.00 – Eduardo Ramos [voz e alaúde árabe] e Carlos Mendonça [flauta e percussão] interpretam cantigas dos séculos XIII a XVI, oriundas de três culturas distintas.