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Lançamento e Homenagem | «Os Açores no século XIX», de Maria Isabel João | 16 mar. ’22 | 18h00 | BNP
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Os Açores no século XIX – economia, sociedade e movimentos autonomistas, de Maria Isabel João
APRESENTAÇÃO E HOMENAGEM | 16 mar ’22 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e ao uso de máscara durante a permanência no edifício.
Os Açores no século XIX – economia, sociedade e movimentos autonomistas, da autoria de Maria Isabel João (1955-2020), constitui a primeira e única visão global disponível sobre a história dos Açores no século XIX. Abarca atividades económicas, estrutura social, integração do arquipélago, o problema da insularidade e da dependência do Continente, sem esquecer a emigração e os movimentos autonomistas, nas suas várias linhas políticas.
Com uma primeira edição em 1991, o livro que agora se reedita, 30 anos depois, será apresentado por José Damião Rodrigues (Centro de História- Universidade de Lisboa).
A sessão de lançamento desta nova edição, é também uma homenagem à historiadora e professora que nos deu ainda outros contributos relevantes para o conhecimento de temas como as memórias sociais e políticas no Portugal Contemporâneo ou as relações entre região, nação e Europa.
Maria Isabel João (1955-2020) iniciou a sua atividade profissional como professora do ensino secundário, em 1976. Com uma breve passagem pela Universidade Eduardo Mondlane, Maputo (1981-1984) como professora cooperante, ingressou na Universidade Aberta em 1990. Depois de ter defendido a agregação, obteve nomeação definitiva de professora auxiliar em 2006.
A sua produção científica estendeu-se a múltiplas áreas. Numa primeira fase, na Didática da História, com grande procura de alunos para a profissionalização em exercício, elaborou diverso material didático.
A tese de mestrado, orientada por Vitorino Magalhães Godinho, conduziu-a a desenvolver numerosos estudos sobre os Açores, nas mais variadas áreas, a partir de 1991. Os Açores no século XIX, Economia, Sociedade e Movimentos Autonomistas foi uma obra pioneira pela visão global da vida económica, social e política do arquipélago, servindo como linha de orientação para muitos estudos.
Com a tese de doutoramento (2002), o tema das comemorações, memória e identidades, foi explorado profundamente, tanto numa perspetiva nacional como regional. Memória e Império – Comemorações em Portugal (1880-1960), tornou-se uma obra de consulta obrigatória pelo seu rigor científico e pelo conhecimento construído. De seguida, avançou para o estudo de temas de história regional tanto no continente e ilhas, incentivando alunos seus, de mestrado e doutoramento, a explorarem essa área.
A mesma orientação foi canalizada para a construção europeia, através de uma cadeira que lecionou num mestrado de Relações Internacionais. O programa abrangia todo o percurso de construção da Comunidade Económica Europeia até à formação da União Europeia.
A sua vasta obra estende-se por publicações individuais, mas também com capítulos inseridos em obras coletivas, em revistas nacionais e estrangeiras. Foi investigadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais CEMRI – UAB e do Centro de História da Universidade de Lisboa.
A reedição da tese de mestrado sobre os Açores foi o pretexto para um grupo de colegas e amigos de diversas universidades lhe prestarem homenagem, relembrando as suas qualidades pedagógicas e científicas, mas também a integridade de caráter que sempre a caraterizou. Na sessão de lançamento estarão disponíveis exemplares da tese para oferecer aos presentes.
Mais informações: bnportugal.gov.pt
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EU PINTOR – Exposição de Rodrigo Leal
RODRIGO LEAL, pintor “amante da técnica do óleo”, mostra-nos com os seus efeitos cromáticos, abundante recurso ao negro e claro-escuros, as marcas de uma incessante busca do perfeccionismo pictórico. Nos estudos, trabalhos “on progress” ou acabados, que trabalha em vários suportes, percebe-se a busca de inspiração nos “clássicos”, que liberta o artista para o seu experimentalismo associado ao cuidado técnico da sua pintura.