Notícias
Divulgação CulturalConcerto | O diário de um desaparecido, de Leoš Janáček | 28 maio ’22 | 21h30 | Átrio do Anfiteatro

O diário de um desaparecido, de Leoš Janáček
CONCERTO | 28 maio ’22 | 21h30 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
No âmbito das comemorações do centenário do escritor e encenador Jorge Listopad (1921-2017), o MPMP Património Musical Vivo convidou o jovem compositor Miguel Resende Bastos, galardoado com o Prémio Musa 2020, a adaptar o célebre ciclo de canções O Diário de um desaparecido de Leoš Janáček, que narra a história de amor entre um jovem aldeão morávio e uma jovem cigana.
A partitura de Janáček é aqui entrecortada com textos de Listopad, que tinha pelo compositor checo, seu conterrâneo, uma enorme admiração.
Programa
Leoš Janáček e Miguel Resende Bastos, O diário de um desaparecido, estreia absoluta, encomenda MPMP no âmbito do Prémio Musa 2020
Miguel Loureiro, narração e direção cénica
Ricardo Campos, desenho de luz
Fabien Hyon, tenor
Ana Raquel Sousa, soprano
Beatriz Volante, soprano
Rita Filipe, contralto
Ensemble MPMP
Ana Catarina Costa, flauta
Miguel Polido, saxofone
Armando Martins, trompa
Salomé Pais Matos, harpa
Ângela Carneiro, violoncelo
Jan Wierzba, piano e direção musical
O MPMP Património Musical Vivo é uma plataforma de descoberta de música e de músicos portugueses. A curiosidade, o prazer da surpresa e a vontade de desafiar passado e futuro, construindo diálogos inesperados entre repertórios antigos e novas sonoridades caracterizam o seu trabalho. Acreditando na necessidade de dinamizar, valorizar e fazer crescer o meio musical português, assumem-se como “o palco de muitas vozes” e a música é o seu guião.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

EU PINTOR – Exposição de Rodrigo Leal
RODRIGO LEAL, pintor “amante da técnica do óleo”, mostra-nos com os seus efeitos cromáticos, abundante recurso ao negro e claro-escuros, as marcas de uma incessante busca do perfeccionismo pictórico. Nos estudos, trabalhos “on progress” ou acabados, que trabalha em vários suportes, percebe-se a busca de inspiração nos “clássicos”, que liberta o artista para o seu experimentalismo associado ao cuidado técnico da sua pintura.

Tesouros do Terra Sancta Museum pela primeira vez em Portugal
O Tesouro dos Reis mostra as notáveis doações de monarcas europeus à Terra Santa ao longo dos séculos. Para ficar a conhecer melhor a exposição, junte-se às visitas orientadas às sextas e sábados. O catálogo da exposição pode ser adquirido online e nas lojas da Fundação.

CONCERTO | Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 16 dez. ’23 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O MPMP dá início a um novo ciclo na sua programação, desta vez dedicado aos mais novos e às suas famílias. Estes concertos, em ambiente descontraído, propõem um momento de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias (ou pequenos ouvintes).

RECITAL | ANTÓNIO LUÍS SILVA: MÚSICA JAPONESA PARA PIANO
Em 1900, já perto do final do período Meiji, Rentaro Taki escrevia a primeira obra para piano alguma vez composta por um japonês. Essa obra, embora um minueto ao puro estilo clássico alemão, configurou-se como uma das obras que deu início à fulgurante perseguição de vários compositores japoneses por uma linguagem única e representativa daquilo que é a cultura japonesa.