Notícias
Divulgação CulturalLançamento | Niccolò Jommelli’s Laudate Pueri Dominum from Biblioteca Nacional de Portugal | 01 jun. ’22 | 18h00
![Lançamento | Niccolò Jommelli’s Laudate Pueri Dominum from Biblioteca Nacional de Portugal | 01 jun. ’22 | 18h00 Lançamento | Niccolò Jommelli’s Laudate Pueri Dominum from Biblioteca Nacional de Portugal | 01 jun. ’22 | 18h00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/05/nicolo.jpg)
Niccolò Jommelli’s Laudate Pueri Dominum from Biblioteca Nacional de Portugal
LANÇAMENTO | 1 jun. ’22 | 18h00 | Auditório | Entrada livre | Transmissão Online
Em 2021 foi publicado pela Libreria Musicale Italiana e pelo Centro Studi Santa Giacinta Marescotti (Saggi Ruspoli), um livro sobre a obra Laudate pueri Dominum de Niccolò Jommelli (1714-1774), cuja única fonte conhecida se encontra na BNP (F.C.R. 549).
Trata-se de manuscrito autógrafo de uma monumental obra para 4 coros (16 vozes) e baixo contínuo (3 órgãos). Por lhe faltar o primeiro caderno, onde estava originalmente registado o nome do autor, o título e o ano de composição, além da instituição a que se destinou, a obra permaneceu num limbo anónimo durante mais de cem anos.
Através de estudos caligráficos comparativos, realizados por António Jorge Marques, foi possível atribuir a autoria desta obra a Niccolò Jommelli que, à data da sua morte, foi considerado um dos maiores compositores vivos.
Destinada à Basílica de São Pedro, em Roma (1750), esta obra é única no contexto da produção policoral sacra de Jommelli. Além de ser a obra de estreia do compositor na basílica vaticana, as soluções policorais aí contidas demonstram um alto grau de experimentação por Jommelli, então recém-contratado como maestro assistente dessa instituição. Nela, o compositor utilizou dois coros colocados no varandim por baixo da grande cúpula da Basília de São Pedro, a uma distância de cerca de 53 metros dos coros colocados junto ao altar.
Esta edição tem a sua génese na menção especial que o ensaio incluso ganhou no 6.º Concurso Internacional de Estudos Musicológicos Príncipe Francesco Maria Ruspoli – Vignanello (2014).
A pedido do editor, Giorgio Monari, e a fim de recuperar este precioso património possibilitando o estudo aprofundado pelos especialistas e dando-o a conhecer ao público amante de música, a segunda parte do livro inclui a reconstrução e edição crítica do Laudate pueri Dominum.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
![Mesa redonda | A propósito da exposição, (Re)Descobrir Teresa Sousa. Gravura – 60 anos depois | 17 fev. ’23 | 17h00-19h00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2023/02/sousafeat.jpg)
Mesa redonda | A propósito da exposição, (Re)Descobrir Teresa Sousa. Gravura – 60 anos depois | 17 fev. ’23 | 17h00-19h00
A presente exposição tem como núcleo principal a coleção de gravuras da artista, doada pelos seus filhos à Biblioteca Nacional de Portugal. Inclui todas as gravuras produzidas entre 1956 e 1961, assim como provas únicas, cuja tiragem não se chegou a concretizar
![Colóquio Internacional | Lugares e práticas historiográficas: educação, patrimónioe cultura impressa | 16-17 fev. ’23 | 9h30-19h00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2023/02/lugfeat.jpg)
Colóquio Internacional | Lugares e práticas historiográficas: educação, patrimónioe cultura impressa | 16-17 fev. ’23 | 9h30-19h00
As interseções nos campos da educação, património, cultura impressa e seus desdobramentos para a escrita da História são o tema central deste encontro que reúne educadores e investigadores de vários centros de pesquisa e organizações da cultura de Portugal, Brasil e Cabo Verde e cujo objetivo é aprofundar reflexões e sistematizar problemas e debates contemporâneos
![Seminário | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras | Imaginar e inventar: algumas questões gerais sobre a sua unidade genética | 13 fev. ’23 | 14h30](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2023/02/alicefeat.jpg)
Seminário | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras | Imaginar e inventar: algumas questões gerais sobre a sua unidade genética | 13 fev. ’23 | 14h30
Tanto nas ciências como nas técnicas, tanto nas artes como nas letras, a invenção parece indissociável da possibilidade de evidenciar novas conexões de imagens, de conhecimentos ou de procedimentos através de uma combinação original de meios disponíveis com vista a um fim determinado
![Simpósio Internacional | Seca, fome e colonialismo português em África – História e memória (séculos XIX-XXI) | 2-3 fev. ’23 | 9h30-17h30 | Auditório](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2023/01/secafeat.jpg)
Simpósio Internacional | Seca, fome e colonialismo português em África – História e memória (séculos XIX-XXI) | 2-3 fev. ’23 | 9h30-17h30 | Auditório
Nas últimas décadas a investigação académica tem mostrado a forma como o continente africano é particularmente vulnerável à seca e à fome, e como a aridez dos solos e a pluviosidade irregular, combinadas entre si, têm tido consequências dramáticas para as populações humanas e animais e para as ecologias locais