Notícias
Divulgação CulturalLançamento | Niccolò Jommelli’s Laudate Pueri Dominum from Biblioteca Nacional de Portugal | 01 jun. ’22 | 18h00
![Lançamento | Niccolò Jommelli’s Laudate Pueri Dominum from Biblioteca Nacional de Portugal | 01 jun. ’22 | 18h00 Lançamento | Niccolò Jommelli’s Laudate Pueri Dominum from Biblioteca Nacional de Portugal | 01 jun. ’22 | 18h00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/05/nicolo.jpg)
Niccolò Jommelli’s Laudate Pueri Dominum from Biblioteca Nacional de Portugal
LANÇAMENTO | 1 jun. ’22 | 18h00 | Auditório | Entrada livre | Transmissão Online
Em 2021 foi publicado pela Libreria Musicale Italiana e pelo Centro Studi Santa Giacinta Marescotti (Saggi Ruspoli), um livro sobre a obra Laudate pueri Dominum de Niccolò Jommelli (1714-1774), cuja única fonte conhecida se encontra na BNP (F.C.R. 549).
Trata-se de manuscrito autógrafo de uma monumental obra para 4 coros (16 vozes) e baixo contínuo (3 órgãos). Por lhe faltar o primeiro caderno, onde estava originalmente registado o nome do autor, o título e o ano de composição, além da instituição a que se destinou, a obra permaneceu num limbo anónimo durante mais de cem anos.
Através de estudos caligráficos comparativos, realizados por António Jorge Marques, foi possível atribuir a autoria desta obra a Niccolò Jommelli que, à data da sua morte, foi considerado um dos maiores compositores vivos.
Destinada à Basílica de São Pedro, em Roma (1750), esta obra é única no contexto da produção policoral sacra de Jommelli. Além de ser a obra de estreia do compositor na basílica vaticana, as soluções policorais aí contidas demonstram um alto grau de experimentação por Jommelli, então recém-contratado como maestro assistente dessa instituição. Nela, o compositor utilizou dois coros colocados no varandim por baixo da grande cúpula da Basília de São Pedro, a uma distância de cerca de 53 metros dos coros colocados junto ao altar.
Esta edição tem a sua génese na menção especial que o ensaio incluso ganhou no 6.º Concurso Internacional de Estudos Musicológicos Príncipe Francesco Maria Ruspoli – Vignanello (2014).
A pedido do editor, Giorgio Monari, e a fim de recuperar este precioso património possibilitando o estudo aprofundado pelos especialistas e dando-o a conhecer ao público amante de música, a segunda parte do livro inclui a reconstrução e edição crítica do Laudate pueri Dominum.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
![Symposium da Loucura – exposição de Filipe Cerqueira](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/05/simpfeat.jpg)
Symposium da Loucura – exposição de Filipe Cerqueira
O ciclo Symposium da Loucura prossegue com o seu quinto evento, uma exposição de Filipe Cerqueira, que abre no próximo dia 2 de junho, às 18h00, na Galeria da Ordem dos Médicos (Avenida Almirante Gago Coutinho, 151, Lisboa). A exposição estará patente até ao dia 30 de junho
![Concerto | O diário de um desaparecido, de Leoš Janáček | 28 maio ’22 | 21h30 | Átrio do Anfiteatro](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/05/diariofeat.jpg)
Concerto | O diário de um desaparecido, de Leoš Janáček | 28 maio ’22 | 21h30 | Átrio do Anfiteatro
No âmbito das comemorações do centenário do escritor e encenador Jorge Listopad (1921-2017), o MPMP Património Musical Vivo convidou o jovem compositor Miguel Resende Bastos, galardoado com o Prémio Musa 2020, a adaptar o célebre ciclo de canções
![Seminário Internacional | Primaveras medievais: Ancestralidades e Resistências | 25 maio ’22 | 9h45-16h45](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/05/primasfeat.jpg)
Seminário Internacional | Primaveras medievais: Ancestralidades e Resistências | 25 maio ’22 | 9h45-16h45
Terceira edição do seminário internacional Primaveras Medievais, em associação com as V Jornadas Género e Literatura. Organização do Grupo Christine de Pizan (CNPQ) e Isabel Lousada (CICS NOVA e CLEPUL FLUL), com o apoio da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas e a participação do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal da Paraíba.
![27 MAIO | MÍSIA, ANIMAL SENTIMENTAL](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/05/misfeat.jpg)
27 MAIO | MÍSIA, ANIMAL SENTIMENTAL
Concerto de estreia do novo álbum de Mísia, fadista, cantora e contadora de histórias há mais de três décadas. Histórias, canções, episódios cómicos e trágicos, revelados em palco, o habitat natural de qualquer animal sentimental.