Notícias
Divulgação CulturalColóquio | Away from Home: Ideas, Emotions, Images and Writingson Homesickness in the Mediterranean World (1492-1923) | 20-21 jun. ’22 | 09h30-19h00
Away from Home: Ideas, Emotions, Images and Writings
on Homesickness in the Mediterranean World (1492-1923)
COLÓQUIO INTERNACIONAL | 20-21 jun. ’22 | 09h30-19h00 | Auditório | Entrada livre
A “saudade” é um sentimento e uma ideia partilhados pelas sociedades do Mediterrâneo e sentidos por indivíduos e comunidades – seja temporária ou permanentemente – em particular numa geografia marcada pela deslocação voluntária e involuntária de pessoas, através de fronteiras políticas, culturais e religiosas, desde a Antiguidade até aos nossos dias.
Estar longe de casa desencadeia uma vasta gama de situações e de sentimentos, como a nostalgia manifestada nas narrativas, na arte, nos padrões de consumo, etc.; ou a tentativa de manter uma identidade perante um conjunto de valores diferentes no lugar onde se vive como exilado ou expatriado, nomeadamente através do esforço de construir um lar longe de casa, e de continuar o contacto com a casa ancestral, trocando correspondência, presentes, etc.
É intenção deste colóquio verificar e entender porque é que, apesar da globalização, do cosmopolitismo, da crescente circulação de pessoas (como viajantes, comerciantes, peregrinos, estudantes, cientistas, turistas) e da troca de ideias entre pessoas de diversas nações, culturas e religiões, o indivíduo e as comunidades ainda mantém uma relação “em rede” com o lar, em imagem e discurso, real ou construído, ao longo do tempo.
Assim, este Colóquio tem como objetivos: considerar a “saudade” numa perspetiva comparativa e de longo prazo; e investigar as expressões de “saudade” nas suas dimensões materiais, literárias e imateriais, de forma a entender a densidade da sua diversidade.
PIMo: People in Motion: Entangled Histories of Displacement across the Mediterranean (1492-1923)
Trata-se de uma Ação Cost, com a duração de quatro anos (2019-2023) que envolve investigadores de diversas áreas (ciências sociais e humanas, matemática, biologia, ciências biocomportamentais, etc.) e de 35 países.
O projeto analisa as formas comuns de deslocamento e expropriação de indivíduos e comunidades em todo o Mediterrâneo, do século XV até ao presente. Procurando traçar as semelhanças – e as diferenças significativas – da experiência e representação do movimento humano, a investigação procura entender os motivos emocionais e o significado da deslocação para indivíduos e comunidades durante o período que vai da expulsão dos judeus de Espanha até ao Tratado de Lausanne.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Exposição | (Re)Descobrir Teresa Sousa. Gravura – 60 anos depois | Inauguração: 8 nov. ’22 – 18h00 | Sala de Exposições Piso 2
É a primeira vez que se apresenta publicamente uma retrospetiva da obra gravada da artista, cuja única exposição individual, intitulada Calcografia, desenho, monotipia, se realizou em 1957, na Galeria Pórtico.
Exposição | Tutankhamon em Portugal: Relatos na imprensa portuguesa 1922-1939 | Inauguração: 4 nov. ’22 – 15h00 | Sala de Referência
A descoberta do túmulo de Tutankhamon, a 4 de novembro de 1922, foi noticiada pela imprensa internacional, de forma inusitada, tornando este faraó, o arqueólogo responsável pelo achado (Howard Carter) e o seu patrocinador (Lord Carnarvon, falecido a 5 de abril de 1923) sobejamente conhecidos de milhões de leitores.
Colóquio | A independência do Brasil: Portugal e o seu Império | 17 out ’22 (14h00-18h00) – 18 out. ’22 (10h00-18h00)
Na esteira das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil (1822), a Biblioteca Nacional de Lisboa promove um colóquio que reunirá especialistas portugueses e brasileiros sobre o tema.
Lançamento | A crítica de Jorge de Sena | 12 out. ’22 | 18h00
Este volume, organizado por Joana Matos Frias e Joana Meirim, resulta do colóquio homónimo realizado no ano do centenário do nascimento de Jorge de Sena (2019) e reúne um conjunto de textos que incidem sobre a sua produção ensaística, atividade tão profícua quanto a de poeta ou ficcionista.