Notícias
Divulgação CulturalCiclo de Conferências | Leitura e Formas de Escrita: Paleotipografia. Da paleografia à tipografia | 14 jul.’22 | 16h00 – 18h00 | Auditório
Leitura e Formas de Escrita
Paleotipografia. Da paleografia à tipografia
CICLO DE SEMINÁRIOS | 14 julho ’22 | 16h00 – 18h00 | Auditório | Entrada livre
O Homem é um animal de hábitos, frase que imortalizou Charles Dickens, é tão válida hoje, como o foi ontem e como o será amanhã.
A escrita é apenas a fixação de palavras ou de pensamentos, seja essa escrita feita de que forma for: manuscrita, talhada, gravada, impressa, digitada ou até automatizada (por exemplo, quando se dita para um aparelho e ele escreve o que escuta). Quem escreve sabe ler, naquilo que escreveu, o que esses símbolos querem dizer.
Os primeiros tipógrafos tinham conhecimento das práticas de escrita manuscrita. Tinham de saber ler esses manuscritos e tinham de saber fixar essas mesmas palavras, essas mesmas frases e essas mesmas ideias num texto escrito através de tipos gráficos.
Existe assim uma especialidade que tem sido esquecida: a Paleotipografia. Isto é, como é que os primeiros tipógrafos adaptaram as escritas passando do manuscrito ao impresso.
Se na escrita manuscrita se usavam, constantemente, abreviaturas ou mesmo sinais próprios para a supressão de parte(s) de uma palavra, ou até a sua totalidade, o mesmo se passou, por mimetismo, nos primeiros tempos da imprensa. Paralelamente, muitas novidades emergem na forma da escrita, de que este estudo dá testemunho.
Sessão online via Zoom
ID da reunião: 810 8198 2605
Senha de acesso: 694895
João Alves Dias é licenciado, doutor e agregado em História, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, onde é docente desde 1982. É investigador dos Centro de Estudos Históricos e do CHAM (Centro de Humanidades) da mesma Universidade. Autor de mais de uma centena de estudos publicados em livros e revistas (nacionais e estrangeiras) de História de Portugal, História do Livro e de Paleografia e Diplomática (fontes para a história de Portugal). O seu currículo e obra podem ser consultados aqui.
Organização: Grupo de Investigação «Leitura e formas de escrita», CHAM
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Colóquio e Visita Guiada | Mostra | Pinharanda Gomes: historiador do pensamento português | 15 set. ’22
Esta mostra, dedicada a Jesué Pinharanda Gomes (Sabugal, 1939 – Loures, 2019) destaca o autor enquanto o maior historiador do pensamento português de todos os tempos. Ativo numa perspectiva espiritualista e católica, estatuto que reivindica desde os primeiros livros e a que sempre se manteve fiel, Pinharanda Gomes produziu uma obra vastíssima, sobre uma inúmera multiplicidade de temas.
ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO | CASA DA MÚSICA | Sinfónica nos Aliados
No ano em que se assinala o regresso à Avenida dos Aliados, a Sinfónica brinda o público com algumas das mais célebres aberturas do repertório, todas elas obras que se emanciparam das óperas e que hoje integram o catálogo de orquestras do mundo inteiro.
Conferência de Encerramento e Visita guiada | Exposição | Un mirabile inferno. Dante ilustrado por Amos Nattini | 16 set. | 16h00
As litografias em exposição ilustram os 17 primeiros cantos do Inferno, e fazem parte, de uma monumental edição produzida por Amos Nattini, e de um volume específico, encontrado inesperadamente nos arquivos da Biblioteca Farnesina do Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale, que terá sido doado pelo pintor ao então Subsecretário dos Negócios Estrangeiros, Dino Grandi, em 1927.
16 SET | HORA DO SERENO: RAGAS DO NORTE DA ÍNDIA | CONCERTO
Este concerto apresenta dois virtuosos da música clássica hindustani, a par to ensemble Luso Sangeet. Apesar de trabalhar dentro dos valores tradicionais da música hindustani, Luso Sangeet inclui actualmente nos seus programas textos de autores portugueses.