Notícias
Divulgação CulturalCiclo de Conferências | O Mundo Contemporâneo: história, política e cultura | Humor gráfico na imprensa independente brasileira sob o regime militar
O Mundo Contemporâneo – História, Política e Cultura
CICLO DE CONFERÊNCIAS | 6 out. – 9 dez. ‘2022 | 18h30 | Auditório | Entrada livre
Contando com a participação de conferencistas provenientes de diferentes universidades internacionais, assim como de investigadores do IHC dedicados ao estudo de realidades nacionais e transnacionais muito diversas, este ciclo de conferência visa promover o interesse pela história contemporânea mundial na universidade e na sociedade portuguesas.
Integrando os cursos de doutoramento da NOVA FCSH, mas decorrendo em diferentes instituições da cidade de Lisboa, as sessões são abertas à participação de qualquer interessado, sem necessidade de inscrição prévia*.
PROGRAMA
6 de outubro – Biblioteca Nacional de Portugal
Humor gráfico na imprensa independente brasileira sob o regime militar
Mélanie Toulhoat, IHC — NOVA FCSH / IN2PAST e CREDA
Resumo: Mélanie Toulhoat apresentará algumas reflexões da sua tese de doutoramento “Rir da ditadura, rir sob a ditadura. O humor gráfico na imprensa independente: uma arma de resistência durante o regime militar brasileiro”, mostrando o papel político de charges, caricaturas, histórias em quadrinhos, gravuras e corte-colagens publicadas na imprensa independente brasileira, a partir do golpe de 1964 e até o início da transição democrática. Num contexto de fechamento progressivo do regime, de repressão policial, de diminuição drástica do campo legal da ação política assim como de severas limitações impostas à liberdade de expressão, o humor gráfico foi utilizado pelas redações para contornar as diversas formas de censura e lutar contra o imaginário autoritário.
Biografia: Mélanie Toulhoat é investigadora especializada na história contemporânea do Brasil, de Portugal e dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP). Doutora em História pela Universidade Sorbonne Nouvelle e pela Universidade de São Paulo (2019), venceu, em 2020, o prémio de tese da Sorbonne Nouvelle. Actualmente é investigadora júnior do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (CEEC-FCT), investigadora associada do Centre de recherche et de documentation des Amériques (CREDA) e presidente da Association pour la recherche sur le Brésil en Europe (ARBRE).
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Ciclo de Conferências | Leitura e Formas de Escrita: Paleotipografia. Da paleografia à tipografia | 14 jul.’22 | 16h00 – 18h00 | Auditório
A escrita é apenas a fixação de palavras ou de pensamentos, seja essa escrita feita de que forma for: manuscrita, talhada, gravada, impressa, digitada ou até automatizada (por exemplo, quando se dita para um aparelho e ele escreve o que escuta). Quem escreve sabe ler, naquilo que escreveu, o que esses símbolos querem dizer.
Apresentação | As ‘Lettres Portugaises’ da Biblioteca de D. Manuel II – Colecções e Coleccionadores | 05 jul. ’22 | 17h00 | Auditório | Entrada livre
O livro que agora se apresenta, As ‘Lettres Portugaises’ da Biblioteca de D. Manuel II – Colecções e Coleccionadores dá a conhecer o exemplar da primeira edição desta obra que se encontra no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança.
Exposição | Rituais públicos no império português 1640-1821 | Inauguração 30 jun. 18h00 | Sala de Exposições Piso 3
Entre 1640 e 1821, foram muitos os rituais públicos que ocorreram em cidades e vilas de todo o império português. Contam-se, entre eles, entradas solenes, procissões, canonizações e diversas festas religiosas, incluindo, nascimentos, batismos, casamentos e funerais régios.
Mostra | Un mirabile Inferno. Dante ilustrado por Amos Nattini | 28 jun. – 16 set. ’22 | Inauguração 28 jun. 18h00 | Sala de Referência
Un mirabile Inferno. Dante ilustrado por Amos Nattini é uma exposição de litografias, produzidas pelo pintor genovês Amos Nattini (1892-1985), sobre o livro o Inferno do poema A Divina Comédia, de Dante Alighieri.