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Divulgação CulturalCongresso | Mistérios e segredos dos Cancioneiros: caminhos da poesia, iluminura e escrita nas cantigas medievais… | 22 set. ’22 | 09h30-18h00
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Mistérios e segredos dos Cancioneiros: caminhos da poesia, iluminura e escrita nas cantigas medievais galego-portuguesas
CONGRESSO INTERNACIONAL | 22 set.’22 | 09h30-18h00 | Auditório | Entrada livre
O projeto “Stemma – Do Canto à escrita. Produção material e percursos da lírica galego-portuguesa” visou compreender melhor tanto os parâmetros da passagem do canto trovadoresco ibérico à escrita (agentes, datas, locais), como o desconhecido percurso posterior dos manuscritos (incluindo os desaparecidos), nomeadamente o papel que neste stemma (uma árvore de relações ou família de manuscritos) desempenharam importantes figuras do humanismo renascentista português e europeu, como D. Miguel da Silva (c. 1480 – 1556) ou Angelo Colocci (c. 1467 – 1549).
A importância histórica e cultural destes manuscritos, nomeadamente dos três grandes cancioneiros (o da Ajuda, o da Biblioteca Nacional e o da Vaticana) e de alguns fragmentos de outros manuscritos que chegaram aos nossos dias, contrasta fortemente com o desconhecimento sobre quase todos os aspetos relativos à sua produção, transmissão e percurso posterior.
Assim, este projeto centra-se nos manuscritos trovadorescos, como preciosos e frágeis testemunhos da Idade Média ibérica, abordando-os a partir de duas metodologias diferentes, mas complementares:
(1) A materialidade do Cancioneiro da Ajuda e de códices semelhantes
Foi possível, através de uma abordagem inovadora e multidisciplinar, que inclui a análise molecular das iluminuras e tintas de escrita do Cancioneiro da Ajuda, determinar a composição precisa das tintas – identificando pigmentos, corantes, meios de ligação e outros compostos, como cargas (aditivos). Ao caracterizar com precisão as tintas no contexto, foi possível propor cronologias para o uso de corantes em outros manuscritos europeus medievais.
(2) Os códices italianos e sua matriz medieval
As semelhanças, mas também as relações problemáticas, d’ O Cancioneiro da Ajuda com os outros dois cancioneiros sobreviventes, e os três, com os pergaminhos Vindel e Sharrer, levaram a uma investigação contextual e histórica sobre todos os manuscritos, seus mandantes, proprietários e percursos, realizada não só através da análise cuidada destes manuscritos, mas também de pesquisas sistemáticas em arquivos e bibliotecas
No que toca a esta vertente do projeto, procedeu-se, simultaneamente, à análise interna dos manuscritos sobreviventes, procurando traços físicos característicos nos textos capazes de dar informações sobre a sua produção e cópia, e à pesquisa exaustiva em bibliotecas e arquivos, em particular aqueles relacionados com figuras chave do Renascimento italiano e português que desempenharam um papel comprovado na preservação da Lírica Galego-Portuguesa.
Sessão online via Zoom
ID da reunião: 941 0408 1704
Este congresso é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/LLT-EGL/30984/2017 – PI Graça Videira Lopes (IEM-NOVA FCSH), Co-PI Maria João Melo (NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA).
Fonte: bnportugal.pt
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CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 22 fev. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
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A Ideia, então «órgão anarquista específico de expressão portuguesa», foi fundada por João Freire em Paris em abril de 1974. Era, de certa maneira, uma herança do espírito de “Maio de 68” que se queria fazer alargar, também em língua portuguesa. Assim, esteve no cerne da realização, em julho de 1974, de um grande comício anarquista internacional, que encheu a ‘Voz do Operário’ de Lisboa.