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Divulgação CulturalCongresso | Mistérios e segredos dos Cancioneiros: caminhos da poesia, iluminura e escrita nas cantigas medievais… | 22 set. ’22 | 09h30-18h00
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Mistérios e segredos dos Cancioneiros: caminhos da poesia, iluminura e escrita nas cantigas medievais galego-portuguesas
CONGRESSO INTERNACIONAL | 22 set.’22 | 09h30-18h00 | Auditório | Entrada livre
O projeto “Stemma – Do Canto à escrita. Produção material e percursos da lírica galego-portuguesa” visou compreender melhor tanto os parâmetros da passagem do canto trovadoresco ibérico à escrita (agentes, datas, locais), como o desconhecido percurso posterior dos manuscritos (incluindo os desaparecidos), nomeadamente o papel que neste stemma (uma árvore de relações ou família de manuscritos) desempenharam importantes figuras do humanismo renascentista português e europeu, como D. Miguel da Silva (c. 1480 – 1556) ou Angelo Colocci (c. 1467 – 1549).
A importância histórica e cultural destes manuscritos, nomeadamente dos três grandes cancioneiros (o da Ajuda, o da Biblioteca Nacional e o da Vaticana) e de alguns fragmentos de outros manuscritos que chegaram aos nossos dias, contrasta fortemente com o desconhecimento sobre quase todos os aspetos relativos à sua produção, transmissão e percurso posterior.
Assim, este projeto centra-se nos manuscritos trovadorescos, como preciosos e frágeis testemunhos da Idade Média ibérica, abordando-os a partir de duas metodologias diferentes, mas complementares:
(1) A materialidade do Cancioneiro da Ajuda e de códices semelhantes
Foi possível, através de uma abordagem inovadora e multidisciplinar, que inclui a análise molecular das iluminuras e tintas de escrita do Cancioneiro da Ajuda, determinar a composição precisa das tintas – identificando pigmentos, corantes, meios de ligação e outros compostos, como cargas (aditivos). Ao caracterizar com precisão as tintas no contexto, foi possível propor cronologias para o uso de corantes em outros manuscritos europeus medievais.
(2) Os códices italianos e sua matriz medieval
As semelhanças, mas também as relações problemáticas, d’ O Cancioneiro da Ajuda com os outros dois cancioneiros sobreviventes, e os três, com os pergaminhos Vindel e Sharrer, levaram a uma investigação contextual e histórica sobre todos os manuscritos, seus mandantes, proprietários e percursos, realizada não só através da análise cuidada destes manuscritos, mas também de pesquisas sistemáticas em arquivos e bibliotecas
No que toca a esta vertente do projeto, procedeu-se, simultaneamente, à análise interna dos manuscritos sobreviventes, procurando traços físicos característicos nos textos capazes de dar informações sobre a sua produção e cópia, e à pesquisa exaustiva em bibliotecas e arquivos, em particular aqueles relacionados com figuras chave do Renascimento italiano e português que desempenharam um papel comprovado na preservação da Lírica Galego-Portuguesa.
Sessão online via Zoom
ID da reunião: 941 0408 1704
Este congresso é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/LLT-EGL/30984/2017 – PI Graça Videira Lopes (IEM-NOVA FCSH), Co-PI Maria João Melo (NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA).
Fonte: bnportugal.pt
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EU PINTOR – Exposição de Rodrigo Leal
RODRIGO LEAL, pintor “amante da técnica do óleo”, mostra-nos com os seus efeitos cromáticos, abundante recurso ao negro e claro-escuros, as marcas de uma incessante busca do perfeccionismo pictórico. Nos estudos, trabalhos “on progress” ou acabados, que trabalha em vários suportes, percebe-se a busca de inspiração nos “clássicos”, que liberta o artista para o seu experimentalismo associado ao cuidado técnico da sua pintura.