Notícias
Divulgação CulturalORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO | CASA DA MÚSICA | Sinfónica nos Aliados

ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA
CHRISTOPH POPPEN direcção musical
FRANZ VON SUPPÉ Abertura de A Cavalaria Ligeira
GIOACCHINO ROSSINI Abertura de Guilherme Tell
GIOACCHINO ROSSINI Abertura de La Gazza ladra
JOHANNES BRAHMS Danças Húngaras n.os 1, 5 e 6
PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKI Capriccio Italiano
Cartão-de-visita de muitos dos compositores mais criativos da história, as aberturas de ópera têm a missão de captar o ouvinte e de o preparar para o drama que se vai desenrolar em palco. No ano em que se assinala o regresso à Avenida dos Aliados, a Sinfónica brinda o público com algumas das mais célebres aberturas do repertório, todas elas obras que se emanciparam das óperas e que hoje integram o catálogo de orquestras do mundo inteiro. Há ainda tempo para escutar os ecos do folclore cigano nas Danças Húngaras, de Johannes Brahms, mas também das canções populares italianas em Capricho italiano, obra escrita a partir da visita de Tchaikovski a Itália no Carnaval de 1880. Maestro requisitado internacionalmente, o alemão Christoph Poppen é o convidado para uma noite que se espera inesquecível.
Mais informação: casadamusica.com

Outros artigos em Divulgação Cultural:
![Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas 24.25 | CICLO DE PRIMAVERA [21 — 30 MARÇO ’25]](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2025/03/cicloofeat.jpg)
Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas 24.25 | CICLO DE PRIMAVERA [21 — 30 MARÇO ’25]
O Festival Portingaloise conjuga criação/performance, formação e investigação relacionadas com o património coreográfico europeu do século XV ao XIX.

Curso sobre Camões 500 anos – Ler os Lusíadas dinamizado por António Cortez a decorrer de 26 de março a 7 de maio na Biblioteca Ary dos Santos em Sacavém
Para assinalar o 500.º aniversário do nascimento de Luís Vaz de Camões, a Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, recebe uma série de aulas comemorativas entre 26 de março e 7 de maio.

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 22 mar. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O MPMP dá início a um novo ciclo do seu projeto pedagógico, dedicado aos mais novos e às suas famílias. Estes concertos, em ambiente descontraído, propõem um momento de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias (ou pequenos ouvintes)

SEMINÁRIO | Ciência e Cultura. Quebrar Fronteiras: Thomas Szasz e a doença mental como metáfora | 17 mar. ’25 | 14h30 | BNP – Sala de Formação
O psiquiatra Thomas Szasz escreveu que, de acordo com a definição materialista-científica de doença, uma doença é uma alteração patológica de células, órgãos ou tecidos e que, portanto, a doença mental não é uma doença real, mas sim uma metáfora, pois nenhuma biópsia ou necrópsia pode verificar ou falsificar os diagnósticos do DSM