Notícias
Divulgação CulturalEncontro | Drácula 125 | 28 nov. ’22 | 17h00 | Auditório

Drácula 125
ENCONTRO | 28 nov. ’22 | 17h00 | Auditório | Entrada livre
Na senda da novela The Vampyre (1819), de John William Polidori, e de outras narrativas anglófonas sobre vampiros, em 1897, o romancista irlandês Bram Stoker publicou o romance epistolar gótico Drácula, que tem inspirado inúmeras adaptações e reinterpretações e cujo protagonista faz parte do imaginário popular.
De entre essas adaptações, destacam-se os filmes Nosferatu – Eine Symphonie des Grauens (Murnau, 1922) e Bram Stoker’s Dracula (Coppola, 1992).
Por ocasião da tripla efeméride que se assinala este ano – os 125 anos da publicação de Drácula, o centenário da estreia de Nosferatu e os 30 anos de Bram Stoker’s Dracula – o Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS/NOVA FCSH) e o Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL/ULICES) organizam um encontro para assinalar as inúmeras adaptações e atualizações artísticas deste antigo mito europeu.
Mais informações: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

SEMINÁRIO | Ciência e Cultura. Quebrar Fronteiras: Thomas Szasz e a doença mental como metáfora | 17 mar. ’25 | 14h30 | BNP – Sala de Formação
O psiquiatra Thomas Szasz escreveu que, de acordo com a definição materialista-científica de doença, uma doença é uma alteração patológica de células, órgãos ou tecidos e que, portanto, a doença mental não é uma doença real, mas sim uma metáfora, pois nenhuma biópsia ou necrópsia pode verificar ou falsificar os diagnósticos do DSM

CICLO DE CONVERSAS | Conversas Camonianas | 5 MAR. ’25 | 16h00 | BNP – Auditório
Marcia Arruda Franco, professora da USP, publicou em 2019 Camões e Garcia de Orta: em Goa e em Portugal e, mais recentemente, em 2024, duas obras, envolvendo pesquisa camoniana, Vidas de Camões no século XVII e Cartas em Prosa e descrição do hospital de Cupido

TEATRO COM LEITURAS | Luís de Camões: uma voz escrita! | 26 fev. ’25 | 17h00 | Auditório | Entrada livre
Trabalhar autores fundamentais da língua e literatura de Portugal não é novidade para a Associação Coisa Feita que conta, no seu historial de mediação nacional, autores como Gil Vicente, António Vieira, Almeida Garrett, Eça de Queirós, Fernando Pessoa e, agora Luís de Camões.

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 22 fev. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O MPMP dá início a um novo ciclo do seu projeto pedagógico, dedicado aos mais novos e às suas famílias. Estes concertos, em ambiente descontraído, propõem um momento de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias (ou pequenos ouvintes).