Notícias
Divulgação CulturalSeminário de História Política Comparada | Os contemporaneístas espanhóis perante a I.ª República Portuguesa… | 25 jan. ’23 | 18h00

Seminário de História Política Comparada
Os contemporaneístas espanhóis perante a Primeira República portuguesa ou o reconhecimento de uma dívida historiográfica
CICLO DE SESSÕES | 25 jan. ’23 | 18h00-19h30 | Auditório
O seminário de História Comparada, organizado pelo grupo de investigação História Política Comparada do IHC – NOVA FCSH, propõe uma reflexão acerca do método comparativo e do seu contributo para uma compreensão inédita dos processos históricos contemporâneos. Cada sessão contempla a apresentação de uma investigação na qual é abordada uma problemática histórica marcante do século XX.
Resumo
Partindo da escassa atenção que a história da Primeira República portuguesa tem recebido dos contemporaneístas espanhóis, M.ª Concepción Marcos del Olmo, professora de História Contemporânea na Universidade de Valladolid, centra a sua atenção nas diferentes formas de abordar este período, produzidas pela historiográfica luso-espanhola, passando depois a tratar das semelhanças e diferenças apresentadas pelos processos de laicização do Estado português (1911) e espanhol (1931-1933).
Sobre a oradora
Maria Concepción Marcos del Olmo é Professora Titular de História Contemporânea da Universidade de Valladolid. Foi Coordenadora do curso de História entre 2014 e 2018 e diretora da revista Investigaciones Históricas (2012-2017). Investigadora Principal do Projeto I+D “Discursos y prácticas en torno a la religión en tiempos de radicalismo político: España 1820-1823; 1868-1874 y 1931-1936. Una perspectiva comparada” (HAR2017-88490-P).
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

EU PINTOR – Exposição de Rodrigo Leal
RODRIGO LEAL, pintor “amante da técnica do óleo”, mostra-nos com os seus efeitos cromáticos, abundante recurso ao negro e claro-escuros, as marcas de uma incessante busca do perfeccionismo pictórico. Nos estudos, trabalhos “on progress” ou acabados, que trabalha em vários suportes, percebe-se a busca de inspiração nos “clássicos”, que liberta o artista para o seu experimentalismo associado ao cuidado técnico da sua pintura.

Tesouros do Terra Sancta Museum pela primeira vez em Portugal
O Tesouro dos Reis mostra as notáveis doações de monarcas europeus à Terra Santa ao longo dos séculos. Para ficar a conhecer melhor a exposição, junte-se às visitas orientadas às sextas e sábados. O catálogo da exposição pode ser adquirido online e nas lojas da Fundação.

CONCERTO | Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 16 dez. ’23 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O MPMP dá início a um novo ciclo na sua programação, desta vez dedicado aos mais novos e às suas famílias. Estes concertos, em ambiente descontraído, propõem um momento de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias (ou pequenos ouvintes).

RECITAL | ANTÓNIO LUÍS SILVA: MÚSICA JAPONESA PARA PIANO
Em 1900, já perto do final do período Meiji, Rentaro Taki escrevia a primeira obra para piano alguma vez composta por um japonês. Essa obra, embora um minueto ao puro estilo clássico alemão, configurou-se como uma das obras que deu início à fulgurante perseguição de vários compositores japoneses por uma linguagem única e representativa daquilo que é a cultura japonesa.