Notícias
Divulgação CulturalSeminário | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras | Imaginar e inventar: algumas questões gerais sobre a sua unidade genética | 13 fev. ’23 | 14h30
Ciência e Cultura – Quebrar fronteiras
Imaginar e inventar: algumas questões gerais sobre a sua unidade genética
SEMINÁRIO | 13 fev. ’23 | 14h30 | Sala Multimédia | Entrada livre
O que é a invenção? Que relação tem com a criação, com a inovação e com a descoberta? O que a liga à imaginação?
Tanto nas ciências como nas técnicas, tanto nas artes como nas letras, a invenção parece indissociável da possibilidade de evidenciar novas conexões de imagens, de conhecimentos ou de procedimentos através de uma combinação original de meios disponíveis com vista a um fim determinado. Há invenção quando essas combinações anteriormente desconhecidas são conduzidas à identidade de um projeto definido e desejado. Nesse sentido, se é fácil admitirmos que a invenção supõe uma descoberta de um dado novamente isolado e interpretado num conjunto de modelos ou de procedimentos disponíveis, é também simples admitir que (quer ele seja científico, técnico ou cultural – aceitando que cada um deles exprime uma mesma dinâmica originária) também uma descoberta supõe a invenção de formas que permitem aperceber um dado para o qual não se reparou anteriormente ou cuja potencialidade não tinha em parte sido nem vislumbrada nem acolhida. Ora, a possibilidade de evidenciar o que ainda não se conhecia ou de o realizar por meio de um agenciamento original daquilo que já era admitido, (quer se trate de imagens, de modelos, de procedimentos) parece requerer a antecipação de potencialidades inerentes a dados já aceites ou a práticas tidas como habituais, o que é característico de uma imaginação criativa ou realizadora.
De modo a tornar manifesta a relação existente entre a imaginação, a criação e a invenção, nesta sessão do Seminário Permanente Ciência e Cultura: Quebrar Fronteiras, vamos interessar-nos pela obra de Gilbert Simondon, em especial por alguns capítulos das suas aulas de 1965-1966, reunidas no volume com o título Imagination et invention. A teoria do filósofo francês mostra-nos a imaginação e a imagem como funções vitais fundamentais e vias essenciais do psiquismo dos seres vivos (humanos e mais que humano): tanto a percepção como a consciência são informadas pela imagem, cujas primeiras formas são a vida, a vitalidade, o movimento organizado e constante. Esta actividade local, de origem endógena, pode ser entendida como condição de possibilidade no sujeito da própria doação do objeto na percepção e como aquilo por meio do qual a subjetividade ultrapassa e transforma os dados percetivos. Mostra-nos, por isso, a unidade orgânica entre a imaginação e a invenção, à qual prestaremos uma especial atenção.
Sobre o orador
Nuno Miguel Proença é investigador do Grupo Pensamento Moderno e Contemporâneo do CHAM – Centro de Humanidades, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, onde trabalha sobre a relação entre afectividade e representações. Doutorado em Filosofia na EHESS, em Paris, com uma tese sobre Freud orientada por Fernando Gil e publicada sob o título Qu’est-ce que l’objectivation en psychanalyse? (L’Harmattan, 2008). Com Adelino Cardoso, coordenou a edição do dossier Evidência, afeto e inconsciente, n.º 35 da Revista Cultura (2016), assim como o livro Dor, Sofrimento e Saúde Mental na Arquipatologia de Filipe Montalto (Húmus, 2018). Mais recentemente publicou Vida, Afectividade e Sentido (Húmus, 2020) e o livro de ficções Segunda Visão da Noite (Húmus, 2023).
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
LANÇAMENTO | ALEPO E OUTROS SILÊNCIOS, DE LUÍS TINOCO | GRATUITO
Evento de lançamento do álbum de Luís Tinoco, que reúne obras de câmara escritas entre 1998 e 2021. Será tocada ao vivo a obra “Alepo”, por João Casimiro (piano), José Pereira (violino) e Nuno Silva (clarinete), num evento com apresentação de Rui Vieira Nery
Dia Mundial da Língua Portuguesa | 5 maio
Dia Mundial da Língua Portuguesa | 5 maio Dia Mundial da Língua Portuguesa - Saramago8 No ano do centenário de José Saramago, palavras do escritor sobre a língua portuguesa. Leitura - Carlos Reis Imagem e edição - Nuno Patrício Excerto de José Saramago, Cadernos de...
Ciclo Literatura Escrita por Mulheres | Amelia Edwards e Mary Chubb: egiptólogas, viajantes, autoras | 28 abr. | 18h00 | BNP
A segunda metade do século XIX e primeira do XX constituiu um período fundamental na luta pelos direitos das mulheres de elite no mundo ocidental. Em solo britânico, uma maior representação política foi acompanhada de um incremento de oportunidades profissionais e notoriedade pública, com ecos na então emergente disciplina da Egiptologia.
Encontro | Natureza e técnica em Biel | 21 abr. | 17h00 | BNP
Viagem a um país desconhecido que consideramos ter representado a publicação de A Arte e a Natureza em Portugal foi possível porque, nas décadas seguintes, o fontismo lançou um ambicioso programa de obras públicas, particularmente de construção das linhas de caminho de ferro. A Casa Biel, a mais importante casa fotográfica portuguesa, recebeu o encargo de fotografar a construção de parte dessas linhas.