Notícias
Divulgação CulturalSeminário | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras | Imaginar e inventar: algumas questões gerais sobre a sua unidade genética | 13 fev. ’23 | 14h30
Ciência e Cultura – Quebrar fronteiras
Imaginar e inventar: algumas questões gerais sobre a sua unidade genética
SEMINÁRIO | 13 fev. ’23 | 14h30 | Sala Multimédia | Entrada livre
O que é a invenção? Que relação tem com a criação, com a inovação e com a descoberta? O que a liga à imaginação?
Tanto nas ciências como nas técnicas, tanto nas artes como nas letras, a invenção parece indissociável da possibilidade de evidenciar novas conexões de imagens, de conhecimentos ou de procedimentos através de uma combinação original de meios disponíveis com vista a um fim determinado. Há invenção quando essas combinações anteriormente desconhecidas são conduzidas à identidade de um projeto definido e desejado. Nesse sentido, se é fácil admitirmos que a invenção supõe uma descoberta de um dado novamente isolado e interpretado num conjunto de modelos ou de procedimentos disponíveis, é também simples admitir que (quer ele seja científico, técnico ou cultural – aceitando que cada um deles exprime uma mesma dinâmica originária) também uma descoberta supõe a invenção de formas que permitem aperceber um dado para o qual não se reparou anteriormente ou cuja potencialidade não tinha em parte sido nem vislumbrada nem acolhida. Ora, a possibilidade de evidenciar o que ainda não se conhecia ou de o realizar por meio de um agenciamento original daquilo que já era admitido, (quer se trate de imagens, de modelos, de procedimentos) parece requerer a antecipação de potencialidades inerentes a dados já aceites ou a práticas tidas como habituais, o que é característico de uma imaginação criativa ou realizadora.
De modo a tornar manifesta a relação existente entre a imaginação, a criação e a invenção, nesta sessão do Seminário Permanente Ciência e Cultura: Quebrar Fronteiras, vamos interessar-nos pela obra de Gilbert Simondon, em especial por alguns capítulos das suas aulas de 1965-1966, reunidas no volume com o título Imagination et invention. A teoria do filósofo francês mostra-nos a imaginação e a imagem como funções vitais fundamentais e vias essenciais do psiquismo dos seres vivos (humanos e mais que humano): tanto a percepção como a consciência são informadas pela imagem, cujas primeiras formas são a vida, a vitalidade, o movimento organizado e constante. Esta actividade local, de origem endógena, pode ser entendida como condição de possibilidade no sujeito da própria doação do objeto na percepção e como aquilo por meio do qual a subjetividade ultrapassa e transforma os dados percetivos. Mostra-nos, por isso, a unidade orgânica entre a imaginação e a invenção, à qual prestaremos uma especial atenção.
Sobre o orador
Nuno Miguel Proença é investigador do Grupo Pensamento Moderno e Contemporâneo do CHAM – Centro de Humanidades, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, onde trabalha sobre a relação entre afectividade e representações. Doutorado em Filosofia na EHESS, em Paris, com uma tese sobre Freud orientada por Fernando Gil e publicada sob o título Qu’est-ce que l’objectivation en psychanalyse? (L’Harmattan, 2008). Com Adelino Cardoso, coordenou a edição do dossier Evidência, afeto e inconsciente, n.º 35 da Revista Cultura (2016), assim como o livro Dor, Sofrimento e Saúde Mental na Arquipatologia de Filipe Montalto (Húmus, 2018). Mais recentemente publicou Vida, Afectividade e Sentido (Húmus, 2020) e o livro de ficções Segunda Visão da Noite (Húmus, 2023).
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
MINDFULNESS: VISITA, RETIRO E CURSO
A prática de mindfulness no museu oferece a possibilidade de estar plenamente atento e presente. Enriqueça a sua experiência da arte nestas visitas com meditação guiada.
SEMINÁRIO | Caminhos da Historiografia | A revolução de 25 de abril de 1974 | 16 abr. ’24 | 09h00 – 18h45 | BNP – Auditório
Quando no final dos anos 50 e princípios de 60 se tornou evidente uma crise no regime do Estado Novo, logo acompanhada do início da guerra colonial, a historiografia portuguesa dava já sinais de renovação, em contacto com as práticas e teorias que noutras geografias se iam desenvolvendo. O Dicionário de História de Portugal (1963-71) de Joel Serrão, foi então uma expressão dessa mudança que se vinha desenhando desde o pós-guerra
PROGRAMA: 50 ANOS DO 25 DE ABRIL | Exposição: Ventos de Liberdade
A exposição Ventos de liberdade. A Revolução de Abril pelo olhar de Ingeborg Lippmnan e Peter Collis revela imagens inéditas de dois fotojornalistas estrangeiros que acompanharam o pulsar daqueles tempos.
PALESTRA | Rubens e o interesse pelo legado clássico da Antiguidade e do Renascimento (…) | 28 mar. ’24 | 18h00 | BNP – Auditório
Esta mostra dá a conhecer o álbum de Peter Paul Rubens Palazzi di Genova, impresso pela primeira vez em 1622, e cujo 4.º centenário se celebrou recentemente. Dada a sua singularidade, a obra foi objeto de várias edições (1652, 1663, 1708, 1755, 1902)