Notícias
Divulgação CulturalSessão comemorativa | À conversa sobre Judith Teixeira | 29 mar. ’23 | 17h30-19h00
![Sessão comemorativa | À conversa sobre Judith Teixeira | 29 mar. '23 | 17h30-19h00 Sessão comemorativa | À conversa sobre Judith Teixeira | 29 mar. '23 | 17h30-19h00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2023/03/judit.jpg)
À conversa sobre Judith Teixeira
SESSÃO COMEMORATIVA | 29 mar. ’23 | 17h30-19h00 | Auditório | Entrada livre
Judith Teixeira (1880-1959) foi uma escritora pioneira no meio literário português da década de 20 do século XX, cuja presença ficou registada na revista Contemporânea.
A sua primeira obra, Decadência (1923), ficou ligada ao caso da ‘literatura de Sodoma’. Em junho de 1923, lançou a sua segunda publicação, Castelo de Sombras e, no final de 1923, uma nova edição de Decadência. Seguiu-se, em abril de 1925, Europa, revista mensal dirigida e editada por Judith Teixeira, que publicou ainda, em 1926, uma terceira coletânea, Nua, tendo proferido nesse mesmo ano a conferência “De Mim”, influenciada pelo Manifesto Futurista da Luxúria de Valentine de Saint-Point, o qual havia sido traduzido para português e reproduzido no Portugal Futurista de 1917. A sua última obra conhecida, a novela Satânia, foi publicada em 1927.
A imagística sexual que brota de Decadência e Nua, ousada para a época por se tratar de uma poética que levanta a questão da homossexualidade feminina, desenvolve-se como rescrita do olhar masculino vigente. Por isso mesmo, a obra de Judith Teixeira, após longas décadas de amnésia cultural, começa finalmente a ocupar um lugar de revelo na história da literatura modernista portuguesa.
O caderno de poemas manuscritos de Judith Teixeira, intitulado “Versos”, e os dois exemplares dactilografados da conferência “Da Saudade”, que serão doados à BNP, são de suma importância para o entendimento dos princípios que nortearam a organização da sua obra de estreia, a malfadada Decadência. Através deste caderno podemos acompanhar as mudanças fascinantes e os significativos aperfeiçoamentos feitos à sua obra, bem como conhecer catorze poemas que não chegaram a ser publicados. Estamos, pois, perante materiais imprescindíveis para acompanhar a pré-história de uma das autoras mais radicais, publicada nos anos vinte em Portugal.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
![Mostra | 24 de agosto 1820. A revolução em imagens | 25 nov. | 17h00 | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2021/11/agofeat.jpg)
Mostra | 24 de agosto 1820. A revolução em imagens | 25 nov. | 17h00 | BNP
Quando falamos da Revolução Portuguesa de 1820 ou do triénio revolucionário até 1823, temos em conta um conjunto de fatores históricos que, à partida, marcaram as revoluções da Europa do sul
![Ciclo Literatura Escrita por Mulheres | A sonda do tempo salazarista nas crónicas de Irene Lisboa | 25 nov. | 18h00 | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2021/09/mulheresfeat.jpg)
Ciclo Literatura Escrita por Mulheres | A sonda do tempo salazarista nas crónicas de Irene Lisboa | 25 nov. | 18h00 | BNP
Isabel Araújo Branco organiza a edição de 2021/2022 das conferências dedicadas a «Literatura Escrita por Mulheres», a quinta deste ciclo de encontros realizado no âmbito da linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM-Centro de Humanidades NOVA
![Colóquio | Porque o amor é forte como a morte – O Cântico dos Cânticos | 17 / 18 nov. | 11h00 | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2021/11/sizafeat.jpg)
Colóquio | Porque o amor é forte como a morte – O Cântico dos Cânticos | 17 / 18 nov. | 11h00 | BNP
Nenhum poema ao longo do tempo despertou tanto fascínio, dando origem a tantas traduções e interpretações. O seu poético e intenso lirismo permanece, para a cultura portuguesa, uma fonte inesgotável de inspiração
![Visitas guiadas | A Bibliotheca iluminada | 16 / 30 nov. | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2021/11/afeat.jpg)
Visitas guiadas | A Bibliotheca iluminada | 16 / 30 nov. | BNP
As Bíblias iluminadas românicas conservadas em instituições portuguesas, e que constituem o núcleo central desta exposição, permanecem, na contemporaneidade como na Idade Média, como manuscritos de grande aparato, alguns deles verdadeiros tesouros artísticos no que diz respeito à arte da iluminura