Notícias
Divulgação CulturalConcerto comentado | Recuperar Bomtempo / Descobrir Bomtempo | 3 jun. ’23 I 18h00 | Átrio do Anfiteatro
![Concerto comentado | Recuperar Bomtempo / Descobrir Bomtempo | 3 jun. '23 I 18h00 | Átrio do Anfiteatro Concerto comentado | Recuperar Bomtempo / Descobrir Bomtempo | 3 jun. '23 I 18h00 | Átrio do Anfiteatro](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2023/05/bomtempo.jpg)
Recuperar Bomtempo / Descobrir Bomtempo
CONCERTO COMENTADO I 3 jun. ’23 I 18h00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
Recuperar Bomtempo / Descobrir Bomtempo é um concerto comentado, apresentado pela Associação Cultural Ekletica, que se insere no âmbito das atividades de divulgação de um projeto desenvolvido entre 2022 e 2023.
Este projeto consistiu na recuperação, transcrição musical, edição crítica musicológica e publicação de um importante conjunto de 11 obras musicais de João Domingos Bomtempo (1775-1842), uma das figuras maiores da história da música erudita portuguesa.
O concerto será precedido pela apresentação do projeto de recuperação, efetuada pelo maestro Luis Miguel Clemente, e culminará depois com a interpretação do Quinteto em Mi bemol Op. 16 de Bomtempo, pelo Quarteto de Cordas e Piano da Orquestra da Costa Atlântica.
Apresentação
Luis Miguel Clemente
Programa
Quinteto em Mi bemol Op. 16 de João Domingos Bomtempo, para quarteto de cordas e piano
Intérpretes
Quarteto de Cordas e Piano da Orquestra da Costa Atlântica
Jorman Torres – violino I
David Wyn Lloyd – violino II
Jorge Alves – viola
António Ferreira – violoncelo
Sérgio A – piano
Luis Miguel Clemente | diretor artístico e maestro
Duração
50min | M6
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
![Conferência Internacional | Rituais Públicos e Alteridade no Império Português (1450-1822) | 26-27 set.’22 | 10h00-18h00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/09/blufeat.jpg)
Conferência Internacional | Rituais Públicos e Alteridade no Império Português (1450-1822) | 26-27 set.’22 | 10h00-18h00
A conferência internacional Rituais Públicos e Alteridade no Império Português (1450-1822) reúne especialistas de várias disciplinas e países para investigar a articulação entre práticas rituais e noções de diferença.
![1 OUTUBRO | ARTUR PIZARRO | RECITAL DE PIANO](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/09/pizafeat.jpg)
1 OUTUBRO | ARTUR PIZARRO | RECITAL DE PIANO
Celebrando a longa ligação portuguesa e francesa à cultura e música chinesa, Artur Pizarro interpreta obras de compositores dos 3 países, num programa original concebido para este recital na Fundação Oriente, que assinala o Dia Europeu das Fundações e Doadores e o Dia Mundial da Música.
![Congresso | Mistérios e segredos dos Cancioneiros: caminhos da poesia, iluminura e escrita nas cantigas medievais… | 22 set. ’22 | 09h30-18h00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/09/parkfeat.jpg)
Congresso | Mistérios e segredos dos Cancioneiros: caminhos da poesia, iluminura e escrita nas cantigas medievais… | 22 set. ’22 | 09h30-18h00
O projeto “Stemma – Do Canto à escrita. Produção material e percursos da lírica galego-portuguesa” visou compreender melhor tanto os parâmetros da passagem do canto trovadoresco ibérico à escrita, como o desconhecido percurso posterior dos manuscritos, nomeadamente o papel que neste stemma desempenharam importantes figuras do humanismo renascentista português e europeu
![Concerto | Encontros Sonoros Atlânticos – Prémio de Composição Francisco de Lacerda | 17 set. ’22 | 18h00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/09/bemfeat.jpg)
Concerto | Encontros Sonoros Atlânticos – Prémio de Composição Francisco de Lacerda | 17 set. ’22 | 18h00
No concerto de encerramento dos Encontros Sonoros Atlânticos, teremos a oportunidade de ouvir a Orquestra Metropolitana de Lisboa, com direção de Pedro Neves, interpretar e acompanhar a soprano Eduarda Melo na versão orquestral das Trovas de Francisco de Lacerda, bem como a raramente ouvida Pavane para orquestra de cordas do mesmo compositor açoriano.