Notícias
Divulgação CulturalApresentação de site / Conferência | De re militari | 22 jun. ’23 | 18h00 | Auditório

De re militari
CONFERÊNCIA E APRESENTAÇÃO DE SITE | 22 jun. ’23 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
Nesta conferência expõem-se os resultados de um inovador projeto de investigação em torno da imagem construída em Portugal sobre o campo de Batalha nos séculos XVI-XVII. Através de um estudo analítico – comparativo das imagens e das narrativas perscrutou-se um imaginário bélico.
Foi realizado um levantamento exaustivo das fontes escritas e iconográficas e analisada, detalhadamente, a receção dos modelos narrativos e visuais na construção da imagem do campo de batalha de influência portuguesa entre 1521-1621.
A prossecução da guerra é um instrumento de poder e a atualização dos fatores associados ao combate – como os dispositivos táticos, a modernidade do armamento ou a qualidade da armaria – tornam-se parte de um mesmo processo de afirmação. Todavia, a guerra não se esgota no ato bélico em si, limitado ao estudo do armamento e da tática, é uma forma específica de comunicação, um espetáculo visual de autoafirmação e intimidação, e também uma forma de ocupação do espaço, que segue regras próprias e plasma uma certa arquitetura de batalha. A emergência de novas formas de combater, o protagonismo da Arte, o impacto da imprensa como potenciador da circulação da palavra escrita, e o contacto com diferentes geografias fazem do Renascimento uma época na qual a relação entre Arte e Guerra é particularmente relevante.
Organização: Luís Costa Sousa e Ana Paula Avelar (CHAM – NOVA FCSH)
Outros artigos em Divulgação Cultural:
![Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas 24.25 | CICLO DE PRIMAVERA [21 — 30 MARÇO ’25]](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2025/03/cicloofeat.jpg)
Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas 24.25 | CICLO DE PRIMAVERA [21 — 30 MARÇO ’25]
O Festival Portingaloise conjuga criação/performance, formação e investigação relacionadas com o património coreográfico europeu do século XV ao XIX.

Curso sobre Camões 500 anos – Ler os Lusíadas dinamizado por António Cortez a decorrer de 26 de março a 7 de maio na Biblioteca Ary dos Santos em Sacavém
Para assinalar o 500.º aniversário do nascimento de Luís Vaz de Camões, a Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, recebe uma série de aulas comemorativas entre 26 de março e 7 de maio.

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 22 mar. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O MPMP dá início a um novo ciclo do seu projeto pedagógico, dedicado aos mais novos e às suas famílias. Estes concertos, em ambiente descontraído, propõem um momento de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias (ou pequenos ouvintes)

SEMINÁRIO | Ciência e Cultura. Quebrar Fronteiras: Thomas Szasz e a doença mental como metáfora | 17 mar. ’25 | 14h30 | BNP – Sala de Formação
O psiquiatra Thomas Szasz escreveu que, de acordo com a definição materialista-científica de doença, uma doença é uma alteração patológica de células, órgãos ou tecidos e que, portanto, a doença mental não é uma doença real, mas sim uma metáfora, pois nenhuma biópsia ou necrópsia pode verificar ou falsificar os diagnósticos do DSM