Notícias
Divulgação CulturalConcerto com palestra | No centenário da “Divulgação Musical” (1923-1940) – Erik Satie e o grupo dos “Seis” | 24 jun. ’23 | 16h30
No centenário da “Divulgação Musical” (1923-1940)
CONCERTO COM PALESTRA | 24 jun. ’23 | 16h30 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
Em 24 de Junho de 1923 a amadora de canto Emma Santos Fonseca da Câmara Reys (1897-1968) deu início ao seu projeto “Divulgação Musical”, com a apresentação de um concerto dedicado à música de Erik Satie e o grupo dos “Seis”.
A partir de 1923 e até 1940, Emma da Câmara Reys organizou 142 concertos enquadrados na iniciativa “Divulgação Musical”, que teve como palco principal o salão da sua própria casa, no nº 41 da Rua Bernardo Lima em Lisboa, mas que rapidamente encontrou um grato acolhimento noutros espaços como a Universidade Popular Portuguesa, o Salão do Conservatório Nacional e a Academia de Amadores de Música, entre outros, tendo alguns dos concertos sido radiodifundidos através da Rádio Renascença e da Emissora Nacional.
Este ciclo de concertos tinha como objetivo a introdução de repertórios musicais desconhecidos no meio musical português, servindo-se do formato de “conferência-concerto” e privilegiando a interpretação de obras de música vocal da Idade Média e do Renascimento, música de câmara moderna e música “folclórica” / música popular. As palestras introdutórias tinham o propósito de fornecer um contexto histórico-biográfico dos compositores e das obras. Deste modo, tentava-se despertar a curiosidade do público para a apreciação e fruição das novas músicas, orientando a sua audição. Com programas muito inovadores para a época, a receção aos concertos nem sempre foi unânime, originando alguns escândalos, como foi o caso da primeira audição de Pierrot lunaire de Arnold Schönberg.
Entre os palestrantes convidados despontam Luís de Freitas Branco e Fernando Lopes-Graça assim como muitos membros do círculo da Seara Nova como António Sérgio, Bento de Jesús Caraça e o próprio Luís da Câmara Reys, marido da cantora.
O valor e a relevância deste singular projeto motivaram Emma da Câmara Reys a publicar as palestras, os programas dos concertos e as respetivas críticas numa coletânea em 5 volumes, intitulada Divulgação Musical. Este importante corpus documental não sintetiza apenas o titânico trabalho empreendido pela cantora, como também demostra o importante valor patrimonial que legou ao meio musical lisboeta, tendo enviado cópias da coleção Divulgação Musical às mais diversas bibliotecas em Portugal e no estrangeiro.
Considerando que o espólio de Emma Santos Fonseca da Câmara Reys se encontra na Biblioteca Nacional de Portugal – Área da Música, este concerto pretende recriar integralmente o primeiro programa da iniciativa “Divulgação Musical” para assim assinalar a comemoração do seu centenário.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CICLO DE DEBATES | Camões: Ciclo de debates na BNP – Comemorar Camões: Porquê? Para quê? | 23 out. ’24 | 17h00 | Auditório
No âmbito das Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional de Portugal acolhe a realização de um ciclo de debates ou mesas-redondas destinados a envolver o público na discussão sobre os desafios colocados pela figura, a biografia e a obra de Luís de Camões
Pintura – Linhas Paralelas – Fátima Branquinho e Bela Branquinho
Na próxima exposição do ACMP, “Linhas Paralelas”, poderemos apreciar alguns dos recentes trabalhos das pintoras, FÁTIMA BRANQUINHO e BELA BRANQUINHO, que, sendo irmãs, juntam nesta parceria artística afirmações estéticas bem diferenciadas
DEBATE | Heranças de Maio de 68 | 15 out. ’24 | 17h00 | Auditório
A Ideia, então «órgão anarquista específico de expressão portuguesa», foi fundada por João Freire em Paris em abril de 1974. Era, de certa maneira, uma herança do espírito de “Maio de 68” que se queria fazer alargar, também em língua portuguesa
APRESENTAÇÃO E CONFERÊNCIA | A trajetória dos CASTRATI na corte luso-brasileira (1752-1822) | 8 out. ’24 | 17h30 | Auditório
Os castrati (meninos castrados para fins musicais) foram o maior fenómeno vocal de todos os tempos. Exerceram um imensurável impacto na história da música vocal europeia e foram os responsáveis pela génese do bel canto italiano.