Notícias
Divulgação CulturalCONCERTO | Coro À bout de souffle | 18 abr. ’24 | 19h00 | BNP – Átrio da Biblioteca
Coro Sambado – un souffle dans la samba
CONCERTO | 18 abr. ’24 | 19h00 | Átrio principal | Entrada livre
Coro Sambado – un souffle dans la samba
Músicas do Brasil e da Europa para coro e solistas
Programa
(com base no repertório estudado em Lisboa)
– Bannissons nos tristes alarmes
– “Forêts paisibles”, trechos da opera Les Indes Galantes (Jean-Philippe Rameau)
– Sa qui turo (villancico anónimo)
– Suíte Nordestina para canto à capela (Ronaldo Miranda)
* Morena bonita
* Coco dendê trapiá
* Bumba Chora
– Assum preto, Luiz Gonzaga, Huberto Teixeira (arr. Aurelio Melo)
– Estrela é lua nova (Heitor de Villa-Lobos)
– Si ch’io vorrei morire (Claudio Monteverdi)
– Canção da vindima (Fernando Lopes-Graça)
– O milho da nossa terra (Fernando Lopes-Graça)
– Madrigal (Gabriel Fauré)
– Deus lhe pague (Chico Buarque) (arr. Bontzye Schmidt Sandoval)
Direção: Stéphane Delincak
Sobre o coro À bout de souffle
Antes mesmo de concluir os seus estudos musicais, Stéphane Delincak formou um conjunto vocal em Toulouse (França), que mais tarde se passou a chamar À bout de souffle.
Hoje, Stéphane Delincak lidera um grupo de 40 cantores amadores com formação em canto e em performance cénica. Participa regularmente de produções do conjunto profissional À bout de souffle, encenando óperas como Castor et Pollux de Rameau, The Fairy Queen de Purcell, bem como espetáculos concebidos para a sala de concertos, como “Monteverdi, Maintenant que le ciel…”, “Stabat Mater” de Poulenc, “Sacrées histoires”, uma performance encenada centrado no repertório barroco sagrado da França e da Itália, ou espaços públicos com “Allons, Liberté, Que tout mortel te rende hommage”, um espetáculo original baseado em textos filosóficos iluministas e música lírica dos séculos XVII e XVIII.
Em 2024, o coral colabora com a escola de samba Samba Résille de Toulouse para apresentar o programa “Coro Sambado”, mesclando música popular brasileira com uma seleção de peças clássicas polifónicas que ecoam músicas tradicionais do Barroco ao século XX.
O coro À bout de souffle está em Lisboa, beneficiando de uma bolsa ERASMUS+, para fazer formação com professores da Escola Superior de Música de Lisboa, designadamente Manon Marques e Armando Possante, explorando novas práticas e aprofundando o seu trabalho em peças escritas em português.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Exposição | Ruy Belo – Inesgotável rosto | 29 jun. ’23 | 18h00 | Entrada Livre
A presente exposição celebra Ruy Belo e a sua obra no ano em que o poeta completaria 90 anos e em que passam 45 da sua morte. A celebração é especialmente marcada pelo generoso ato da doação do seu espólio com que os filhos do escritor pretendem perpetuar a memória do pai entregando à sociedade, através da BNP, os materiais que estão na génese da sua obra.
Lançamento | Terra Mineral – Terra Vegetal, de Duarte Belo e João Abreu | 27 jun.’23 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
O livro Terra Mineral – Terra Vegetal, associado à exposição homónima patente na Biblioteca Nacional, parte de um desejo de homenagem a dois grandes vultos da cultura e da ciência em Portugal: A. M. Galopim de Carvalho, geólogo, e Fernando Catarino, biólogo, que participam na apresentação da obra.
Concerto com palestra | No centenário da “Divulgação Musical” (1923-1940) – Erik Satie e o grupo dos “Seis” | 24 jun. ’23 | 16h30
A partir de 1923 e até 1940, Emma da Câmara Reys organizou 142 concertos enquadrados na iniciativa “Divulgação Musical”, que teve como palco principal o salão da sua própria casa, no nº 41 da Rua Bernardo Lima em Lisboa, mas que rapidamente encontrou um grato acolhimento noutros espaços como a Universidade Popular Portuguesa, o Salão do Conservatório Nacional e a Academia de Amadores de Música, entre outros.
Apresentação de site / Conferência | De re militari | 22 jun. ’23 | 18h00 | Auditório
Nesta conferência expõem-se os resultados de um inovador projeto de investigação em torno da imagem construída em Portugal sobre o campo de Batalha nos séculos XVI-XVII. Através de um estudo analítico – comparativo das imagens e das narrativas perscrutou-se um imaginário bélico.