Notícias
Divulgação CulturalCONCERTO | Coro À bout de souffle | 18 abr. ’24 | 19h00 | BNP – Átrio da Biblioteca
![CONCERTO | Coro À bout de souffle | 18 abr. '24 | 19h00 | BNP - Átrio da Biblioteca CONCERTO | Coro À bout de souffle | 18 abr. '24 | 19h00 | BNP - Átrio da Biblioteca](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2024/04/souffleP.jpg)
Coro Sambado – un souffle dans la samba
CONCERTO | 18 abr. ’24 | 19h00 | Átrio principal | Entrada livre
Coro Sambado – un souffle dans la samba
Músicas do Brasil e da Europa para coro e solistas
Programa
(com base no repertório estudado em Lisboa)
– Bannissons nos tristes alarmes
– “Forêts paisibles”, trechos da opera Les Indes Galantes (Jean-Philippe Rameau)
– Sa qui turo (villancico anónimo)
– Suíte Nordestina para canto à capela (Ronaldo Miranda)
* Morena bonita
* Coco dendê trapiá
* Bumba Chora
– Assum preto, Luiz Gonzaga, Huberto Teixeira (arr. Aurelio Melo)
– Estrela é lua nova (Heitor de Villa-Lobos)
– Si ch’io vorrei morire (Claudio Monteverdi)
– Canção da vindima (Fernando Lopes-Graça)
– O milho da nossa terra (Fernando Lopes-Graça)
– Madrigal (Gabriel Fauré)
– Deus lhe pague (Chico Buarque) (arr. Bontzye Schmidt Sandoval)
Direção: Stéphane Delincak
Sobre o coro À bout de souffle
Antes mesmo de concluir os seus estudos musicais, Stéphane Delincak formou um conjunto vocal em Toulouse (França), que mais tarde se passou a chamar À bout de souffle.
Hoje, Stéphane Delincak lidera um grupo de 40 cantores amadores com formação em canto e em performance cénica. Participa regularmente de produções do conjunto profissional À bout de souffle, encenando óperas como Castor et Pollux de Rameau, The Fairy Queen de Purcell, bem como espetáculos concebidos para a sala de concertos, como “Monteverdi, Maintenant que le ciel…”, “Stabat Mater” de Poulenc, “Sacrées histoires”, uma performance encenada centrado no repertório barroco sagrado da França e da Itália, ou espaços públicos com “Allons, Liberté, Que tout mortel te rende hommage”, um espetáculo original baseado em textos filosóficos iluministas e música lírica dos séculos XVII e XVIII.
Em 2024, o coral colabora com a escola de samba Samba Résille de Toulouse para apresentar o programa “Coro Sambado”, mesclando música popular brasileira com uma seleção de peças clássicas polifónicas que ecoam músicas tradicionais do Barroco ao século XX.
O coro À bout de souffle está em Lisboa, beneficiando de uma bolsa ERASMUS+, para fazer formação com professores da Escola Superior de Música de Lisboa, designadamente Manon Marques e Armando Possante, explorando novas práticas e aprofundando o seu trabalho em peças escritas em português.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
![Conferência Internacional | Rituais Públicos e Alteridade no Império Português (1450-1822) | 26-27 set.’22 | 10h00-18h00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/09/blufeat.jpg)
Conferência Internacional | Rituais Públicos e Alteridade no Império Português (1450-1822) | 26-27 set.’22 | 10h00-18h00
A conferência internacional Rituais Públicos e Alteridade no Império Português (1450-1822) reúne especialistas de várias disciplinas e países para investigar a articulação entre práticas rituais e noções de diferença.
![1 OUTUBRO | ARTUR PIZARRO | RECITAL DE PIANO](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/09/pizafeat.jpg)
1 OUTUBRO | ARTUR PIZARRO | RECITAL DE PIANO
Celebrando a longa ligação portuguesa e francesa à cultura e música chinesa, Artur Pizarro interpreta obras de compositores dos 3 países, num programa original concebido para este recital na Fundação Oriente, que assinala o Dia Europeu das Fundações e Doadores e o Dia Mundial da Música.
![Congresso | Mistérios e segredos dos Cancioneiros: caminhos da poesia, iluminura e escrita nas cantigas medievais… | 22 set. ’22 | 09h30-18h00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/09/parkfeat.jpg)
Congresso | Mistérios e segredos dos Cancioneiros: caminhos da poesia, iluminura e escrita nas cantigas medievais… | 22 set. ’22 | 09h30-18h00
O projeto “Stemma – Do Canto à escrita. Produção material e percursos da lírica galego-portuguesa” visou compreender melhor tanto os parâmetros da passagem do canto trovadoresco ibérico à escrita, como o desconhecido percurso posterior dos manuscritos, nomeadamente o papel que neste stemma desempenharam importantes figuras do humanismo renascentista português e europeu
![Concerto | Encontros Sonoros Atlânticos – Prémio de Composição Francisco de Lacerda | 17 set. ’22 | 18h00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/09/bemfeat.jpg)
Concerto | Encontros Sonoros Atlânticos – Prémio de Composição Francisco de Lacerda | 17 set. ’22 | 18h00
No concerto de encerramento dos Encontros Sonoros Atlânticos, teremos a oportunidade de ouvir a Orquestra Metropolitana de Lisboa, com direção de Pedro Neves, interpretar e acompanhar a soprano Eduarda Melo na versão orquestral das Trovas de Francisco de Lacerda, bem como a raramente ouvida Pavane para orquestra de cordas do mesmo compositor açoriano.