Notícias
Divulgação CulturalCOLÓQUIO | A Mensagem de Fernando Pessoa: Leituras Filosóficas. Nos 90 anos do livro Mensagem (1934-2024) | 9 dez. ’24 | 09h40 | Auditório

A Mensagem de Fernando Pessoa: Leituras Filosóficas
Nos 90 anos do livro Mensagem (1934-2024)
COLÓQUIO | 9 dez. ’24 | 09h40-19h15 | Auditório | Entrada livre
No âmbito da comemoração dos 90 anos da publicação do livro Mensagem de Fernando Pessoa (1934), o presente colóquio pretende abrir um espaço de diálogo em torno da dimensão filosófica desta obra épico-lírica pessoana, tendo em vista uma perspetiva universalista do texto.A obra Mensagem de Pessoa desde cedo despertou o interesse da parte da exegese filosófica. Com efeito, ao longo dos poemas de Mensagem encontramos inúmeras temáticas como, entre outras, o Quinto Império, o Sebastianismo, o destino de Portugal que viriam a estar na origem de toda uma tradição interpretativa desse texto em autores como, só para mencionar alguns exemplos, Agostinho da Silva, Eduardo Lourenço e Miguel Real, que nos oferecem múltiplos sentidos para o alcance filosófico de uma das obras mais célebres de Fernando Pessoa.
Estes e outros pontos de vista em torno do livro Mensagem constituem-se como provas do alcance filosófico do texto. Assim, tendo por base os diversos caminhos abertos pela tradição filosófica interpretativa bem como novos pontos de vista filosóficos acerca do poema épico-lírico pessoano, o presente colóquio visa explorar as múltiplas perspetivas filosóficas abertas pela leitura de Mensagem de Fernando Pessoa.
Programa »
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CICLO DE CONVERSAS | Conversas Camonianas | 5 MAR. ’25 | 16h00 | BNP – Auditório
Marcia Arruda Franco, professora da USP, publicou em 2019 Camões e Garcia de Orta: em Goa e em Portugal e, mais recentemente, em 2024, duas obras, envolvendo pesquisa camoniana, Vidas de Camões no século XVII e Cartas em Prosa e descrição do hospital de Cupido

TEATRO COM LEITURAS | Luís de Camões: uma voz escrita! | 26 fev. ’25 | 17h00 | Auditório | Entrada livre
Trabalhar autores fundamentais da língua e literatura de Portugal não é novidade para a Associação Coisa Feita que conta, no seu historial de mediação nacional, autores como Gil Vicente, António Vieira, Almeida Garrett, Eça de Queirós, Fernando Pessoa e, agora Luís de Camões.

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 22 fev. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O MPMP dá início a um novo ciclo do seu projeto pedagógico, dedicado aos mais novos e às suas famílias. Estes concertos, em ambiente descontraído, propõem um momento de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias (ou pequenos ouvintes).

Concurso Internacional de Fotografia “João Taborda Portuguese Salon 2025”
Para comemorar a terceira edição do Concurso, foram criados seis Prémios exclusivos do Salão: Três prémios “Portuguese Memorial” (1º,2ª e 3ªlugares ) – Três Prémios “João Taborda” (Melhor autor português, Melhor autor do Salão, Melhor Clube/ Associação Fotográfica).