Notícias
Divulgação CulturalConcurso Internacional de Fotografia “João Taborda Portuguese Salon 2025”

No ano de 2024, realizou-se o 2º Salão Internacional de Fotografia online denominado “João Taborda Portuguese Salon”
Tratou-se, novamente, de um Concurso Internacional, organizado por mim,sem qualquer patrocinio,tendo,apenas,o reconhecimento de importantes Sociedades Fotográficas Internacionais. Foi realizado, em nome do meu marido, um médico e fotógrafo português (por paixão) com inúmeros prémios internacionais e cujo trajecto de vida não lhe permitiu concretizar este projecto.
A organização do Concurso “João Taborda Portuguese Memorial” em 2025 mantem como objectivo continuar a divulgar a excelência da Fotografia que se faz em Portugal e o papel relevante que esta poderá ocupar na arte fotográfica internacional.
É com enorme felicidade que posso informar que o número global de participantes em 2024, foi 241 provenientes de 53 países, sendo 18% de nacionalidade portuguesa e o total de fotografias a concurso 3845!
Foram vencedores diversos fotógrafos portugueses, tendo sido premiados com Medalhas e Menções Honrosas: Jorge Bacelar, Hugo Marques, António Coelho, Mário Lisboa, Bruno Gonçalves, Paulo Carlos, Jorge Fonseca, António Jara entre outros. Posteriormente, foi efectuada uma Exposição pública dos trabalhos premiados no Palácio das Galveias em Lisboa. Esta teve, igualmente, uma magnífica aceitação por parte do grande público!!
Deste modo, venho solicitar o contributo inestimável da Dra Maria José Leal Presidente da SOPEAM na divulgação deste terceiro Concurso, dado a sua relevância no mundo fotográfico!
Foi a publicidade das duas edições anteriores efectuada por estruturas públicas e alguns meios de comunicação social que contribuíram para o êxito deste jovem Salão Internacional de Fotografia organizado por Portugal!
Para comemorar a terceira edição do Concurso, foram criados seis Prémios exclusivos do Salão:
– Três prémios “Portuguese Memorial” (1º,2ª e 3ªlugares )
– Três Prémios “João Taborda” (Melhor autor português, Melhor autor do Salão, Melhor Clube/ Associação Fotográfica).
Seria uma enorme honra para a Organização que os colegas e membros da AEFML se candidatassem a este Concurso Fotográfico Memorial!
De salientar que o site do Salão se encontra terminado e disponível para receber candidaturas!
O Concurso termina a 15 de Maio de 2025 e destina-se a todos os amantes de fotografia, fotógrafos amadores e profissionais!
O link do Concurso é: https://joaotaborda.com/
Outros artigos em Divulgação Cultural:
![Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas 24.25 | CICLO DE PRIMAVERA [21 — 30 MARÇO ’25]](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2025/03/cicloofeat.jpg)
Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas 24.25 | CICLO DE PRIMAVERA [21 — 30 MARÇO ’25]
O Festival Portingaloise conjuga criação/performance, formação e investigação relacionadas com o património coreográfico europeu do século XV ao XIX.

Curso sobre Camões 500 anos – Ler os Lusíadas dinamizado por António Cortez a decorrer de 26 de março a 7 de maio na Biblioteca Ary dos Santos em Sacavém
Para assinalar o 500.º aniversário do nascimento de Luís Vaz de Camões, a Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, recebe uma série de aulas comemorativas entre 26 de março e 7 de maio.

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 22 mar. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O MPMP dá início a um novo ciclo do seu projeto pedagógico, dedicado aos mais novos e às suas famílias. Estes concertos, em ambiente descontraído, propõem um momento de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias (ou pequenos ouvintes)

SEMINÁRIO | Ciência e Cultura. Quebrar Fronteiras: Thomas Szasz e a doença mental como metáfora | 17 mar. ’25 | 14h30 | BNP – Sala de Formação
O psiquiatra Thomas Szasz escreveu que, de acordo com a definição materialista-científica de doença, uma doença é uma alteração patológica de células, órgãos ou tecidos e que, portanto, a doença mental não é uma doença real, mas sim uma metáfora, pois nenhuma biópsia ou necrópsia pode verificar ou falsificar os diagnósticos do DSM