Notícias
Divulgação Cultural
Colóquio | As Filipinas – uma Zona de Contacto Global: Ligações Transoceânicas (1521-1898) | 21 / 22 mar. | BNP

As Filipinas – uma Zona de Contacto Global:
Ligações Transoceânicas (1521-1898)
COLÓQUIO | 21 / 22 mar.´19 | Auditório | Entrada livre | Programa
A propósito dos 500 anos do início da viagem de Fernão de Magalhães, o CHAM – Centro de Humanidades vai realizar um colóquio internacional sobre História e Cultura das Filipinas subordinado ao tema «Filipinas – uma Zona de Contacto Global: Ligações Transoceânicas (1521-1898)».
O encontro será um momento privilegiado de debate e reflexão acerca do papel desempenhado pelo arquipélago filipino no processo de formação de um mundo globalizado, como espaço de contacto entre povos e culturas, cruzamento de rotas e eixo de ligação entre oceanos. O evento resulta de uma parceria entre o CHAM, a Área de Historia de America da Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, e a Ateneo de Manila University. É patrocinado pelas embaixadas de Espanha e das Filipinas em Lisboa, conta com a colaboração do Instituto de História de Arte da FCSH/NOVA e está inserido nas atividades da Cátedra UNESCO O Património Cultural dos Oceanos.
Comissão Científica:
Alexandra Curvelo (Instituto de História de Arte, NOVA FCSH)
João Paulo Oliveira e Costa (CHAM – NOVA FCSH/UAc)
Juan Marchena (Área de História de América, Universidad Pablo de Olavide, Sevilla)
Manel Ollé (Universitat Pompeo Fabra, Barcelona)
Paulo Jorge de Sousa Pinto (CHAM – NOVA FCSH/UAc)
Stephanie Coo (Loyola Schools, Ateneo de Manila University)
Comissão Organizadora:
Elsa Penalva
Mariana Boscariol
Miguel Lourenço
Paulo Jorge de Sousa Pinto
Pedro Cardim
Rui Loureiro (CHAM – Centro de Humanidades, NOVA FCSH/Uaç)
Alexandra Curvelo (Instituto de História de Arte, NOVA FCSH)
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
![Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas 24.25 | CICLO DE PRIMAVERA [21 — 30 MARÇO ’25]](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2025/03/cicloofeat.jpg)
Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas 24.25 | CICLO DE PRIMAVERA [21 — 30 MARÇO ’25]
O Festival Portingaloise conjuga criação/performance, formação e investigação relacionadas com o património coreográfico europeu do século XV ao XIX.

Curso sobre Camões 500 anos – Ler os Lusíadas dinamizado por António Cortez a decorrer de 26 de março a 7 de maio na Biblioteca Ary dos Santos em Sacavém
Para assinalar o 500.º aniversário do nascimento de Luís Vaz de Camões, a Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, recebe uma série de aulas comemorativas entre 26 de março e 7 de maio.

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 22 mar. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O MPMP dá início a um novo ciclo do seu projeto pedagógico, dedicado aos mais novos e às suas famílias. Estes concertos, em ambiente descontraído, propõem um momento de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias (ou pequenos ouvintes)

SEMINÁRIO | Ciência e Cultura. Quebrar Fronteiras: Thomas Szasz e a doença mental como metáfora | 17 mar. ’25 | 14h30 | BNP – Sala de Formação
O psiquiatra Thomas Szasz escreveu que, de acordo com a definição materialista-científica de doença, uma doença é uma alteração patológica de células, órgãos ou tecidos e que, portanto, a doença mental não é uma doença real, mas sim uma metáfora, pois nenhuma biópsia ou necrópsia pode verificar ou falsificar os diagnósticos do DSM