Destaques
quadros comentados“A Alegoria da Medicina, da Farmácia e da Cirurgia”
“A Alegoria da Medicina, da Farmácia e da Cirurgia” (SEC. XVII) (NICOLAS DE LAMESSIN, 1632-1694) (COLEÇÃO WELLCOME)
Concerto para violino nº 8 em E menor
Este quadro remete para uma realidade que corporiza, de uma forma muito adequada, aquilo em que consiste a prática atual da medicina. Se bem que o médico continue a ser a figura central no tratamento das enfermidades que afetam o Ser Humano, pela sua complexidade crescente, existem outros profissionais do ramo que se revelam de enorme utilidade para a prestação dos cuidados de saúde, numa saudável intercomplementaridade, embora sempre no respeito pelos princípios éticos que devem abranger todos eles, designadamente a inviolabilidade, como regra geral, do segredo profissional.
“Mal de Amores”, “O Beijo”, “Homem velho com saudades”, “Autorretrato, enquanto Homem desesperado”, “Autorretrato” e “Retrato de Roma”, “Oscar Dominguez”
Um dos atributos mais nobres do médico é o de ser capaz de descodificar, através da observação clínica, os estados de alma dos seus doentes. Nas expressões faciais. No olhar. Nos gestos
“John Locke”, “Baruch Spinosa”, “Pedro Nunes”, “De humani corpis fabrica”, “Estudos de anatomia”, “Estudo Anatómico”
Existe um debate, desde há muitos anos, acerca da natureza da Medicina: Arte ou Ciência, pergunta-se? Possivelmente, direi, ambas!
“Um abraço do Universo a mim e ao Diego”, “Saudade”
O(s) autor(es) o livro intitulado “QuimioRadiolândia: Viagem sem regresso a uma fortaleza chamada oncologia”, aí escalpelizam toda problemática do relacionamento médico-doente na vertente de utilizadores dos serviços de saúde