Destaques
quadros comentados“João Semana”
“João Semana” (1904) (Roque Gameiro, 1864-1955)
Impromptu D935
O criador desta personagem quase mítica no imaginário nacional, foi um dos muitos exemplos de médico escritor e, também, uma das vítimas da denominada peste branca. De nome, Joaquim Guilherme Gomes Coelho, utilizou o pseudónimo literário de Júlio Dinis. Roque Gameiro, o autor do quadro que aqui se apresenta, foi um dos mais notáveis aguarelistas e ilustradores portugueses que atravessou a transição dos séculos XIX e XX, tendo sido, nessa qualidade, que executou este trabalho para o romance “As pupilas do senhor reitor”, no qual o médico rural João Semana é um dos principais personagens. A disponibilidade de médico de família é uma tradição que é necessário recuperar para a necessária humanização dos cuidados de saúde, e cujo vazio é cada vez mais patente e nefasto na arquitetura atual dos cuidados de saúde.
Outros quadros comentados:
“Mal de Amores”, “O Beijo”, “Homem velho com saudades”, “Autorretrato, enquanto Homem desesperado”, “Autorretrato” e “Retrato de Roma”, “Oscar Dominguez”
Um dos atributos mais nobres do médico é o de ser capaz de descodificar, através da observação clínica, os estados de alma dos seus doentes. Nas expressões faciais. No olhar. Nos gestos
“John Locke”, “Baruch Spinosa”, “Pedro Nunes”, “De humani corpis fabrica”, “Estudos de anatomia”, “Estudo Anatómico”
Existe um debate, desde há muitos anos, acerca da natureza da Medicina: Arte ou Ciência, pergunta-se? Possivelmente, direi, ambas!
“Um abraço do Universo a mim e ao Diego”, “Saudade”
O(s) autor(es) o livro intitulado “QuimioRadiolândia: Viagem sem regresso a uma fortaleza chamada oncologia”, aí escalpelizam toda problemática do relacionamento médico-doente na vertente de utilizadores dos serviços de saúde