Destaques
quadros comentados“Laennec auscultando um doente”
“Laennec auscultando um doente” (séc. XIX) (Theobald Chratran, 1845-1907), “Laennec auscultando um doente” (autor e data desconhecidos), “Laennec auscultando um doente” (1910) (Ernest Board, 1877-1934)
Sonata nº 55
O estetoscópio simboliza o primeiro instrumento que foi colocado ao serviço dos clínicos e que permitiu aperfeiçoar bastante a sua acuidade diagnóstica através da semiologia da auscultação. Parecendo hoje algo tão elementarmente ridículo, quando comparado com outros avanços tecnológicos recentes, não deixou de ser um marco absolutamente decisivo na história da Medicina. O seu inventor, retratado nestes três quadros, foi um dos mais destacados médicos nos conturbados tempos da Revolução Francesa, convulsão política que abalou a quase totalidade dos países da Europa na transição dos séculos XVIII e XIX, incluindo Portugal. Admitindo-se que era asmático, dedicou-se ao estudo de várias patologias então particularmente prevalecentes (tais como a tuberculose e a cirrose hepática) vindo a contrair, talvez a partir de um seu sobrinho, a primeira daquelas enfermidades e, à semelhança da sua mãe, falecer vítima da mesma.
Outros quadros comentados:
“Mal de Amores”, “O Beijo”, “Homem velho com saudades”, “Autorretrato, enquanto Homem desesperado”, “Autorretrato” e “Retrato de Roma”, “Oscar Dominguez”
Um dos atributos mais nobres do médico é o de ser capaz de descodificar, através da observação clínica, os estados de alma dos seus doentes. Nas expressões faciais. No olhar. Nos gestos
“John Locke”, “Baruch Spinosa”, “Pedro Nunes”, “De humani corpis fabrica”, “Estudos de anatomia”, “Estudo Anatómico”
Existe um debate, desde há muitos anos, acerca da natureza da Medicina: Arte ou Ciência, pergunta-se? Possivelmente, direi, ambas!
“Um abraço do Universo a mim e ao Diego”, “Saudade”
O(s) autor(es) o livro intitulado “QuimioRadiolândia: Viagem sem regresso a uma fortaleza chamada oncologia”, aí escalpelizam toda problemática do relacionamento médico-doente na vertente de utilizadores dos serviços de saúde