Destaques
quadros comentados“Monólogo” e “Música ao Pôr do Sol”
Impromptu D935
O autismo, ou outras patologias psiquiátricas aparentadas, têm uma etiologia ainda desconhecida, mas o que se sabe é que não é cientificamente válida a alegada correlação com as vacinas. O primeiro quadro alude bastante bem a um possível caso deste tipo de patologia, sendo sugestivamente intitulado, tal como outro da mesma autora alemã, de “Monólogo”. Certamente que estes doentes falarão imenso consigo mesmos, mas o que não é desejável é que os médicos primem pela frieza de um distanciamento emocional e físico contraproducentes e se demitam de tentarem estabelecer algum diálogo, pelos meios possíveis mais adequados, em função das idiossincrasias presentes. O contacto com animais (sobretudo, cavalos e golfinhos), ou o poder terapêutico da música e das artes plásticas, podem ser instrumentos válidos e úteis, no início de um relacionamento mais profícuo entre ambos e na recuperação do doente. O segundo quadro, da autoria de uma criança autista, representa isso mesmo. A sua mãe, Anabella Carter-Johnson, uma fotógrafa de profissão, criou um “site” eletrónico com o nome da filha (Iris Grace) e publicou um livro “Como Thula, o gato, salvou a pequena menina e a sua família”. Para meditar.
“Mal de Amores”, “O Beijo”, “Homem velho com saudades”, “Autorretrato, enquanto Homem desesperado”, “Autorretrato” e “Retrato de Roma”, “Oscar Dominguez”
Um dos atributos mais nobres do médico é o de ser capaz de descodificar, através da observação clínica, os estados de alma dos seus doentes. Nas expressões faciais. No olhar. Nos gestos
“John Locke”, “Baruch Spinosa”, “Pedro Nunes”, “De humani corpis fabrica”, “Estudos de anatomia”, “Estudo Anatómico”
Existe um debate, desde há muitos anos, acerca da natureza da Medicina: Arte ou Ciência, pergunta-se? Possivelmente, direi, ambas!
“Um abraço do Universo a mim e ao Diego”, “Saudade”
O(s) autor(es) o livro intitulado “QuimioRadiolândia: Viagem sem regresso a uma fortaleza chamada oncologia”, aí escalpelizam toda problemática do relacionamento médico-doente na vertente de utilizadores dos serviços de saúde