Notícias
Divulgação CulturalCódice Calixtino de Alcobaça incluído no Registo da Memória do Mundo

NOTÍCIA | outubro 2017
Foi aprovada pela UNESCO a candidatura ao Registo da Memória do Mundo intitulada O Codex Calixtinus da Catedral de Santiago de Compostela e outras cópias medievais do Liber Sancti Iacobi: As origens ibéricas da tradição Jacobeia na Europa, que compreende um conjunto de cópias manuscritas medievais do Liber Sancti Iacobi, uma compilação de textos de natureza religiosa conhecido como Calixtinus por ser atribuído ao Papa Calixto II. Os textos relacionam-se com o Apóstolo Santiago e a peregrinação ao seu túmulo, em Compostela, em cuja catedral se encontra o mais antigo desses documentos, datado entre 1140 e 1170.
O conjunto de seis manuscritos constantes da candidatura inclui um códice do acervo da BNP, datado de 1175 e proveniente da livraria do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça (BNP, ALC. 334, f. 103 v.-215 v.) .
A aprovação da candidatura, apresentada conjuntamente por Espanha e Portugal, através da Subdirección General de los Archivos Estatales, da Secretaría de Estado de Cultura de Espanha, e da BNP, reconhece não só a importância do Liber Sancti Iacobi para o conhecimento da religiosidade e cultura da Europa medieval, mas também a antiguidade e raridade do conjunto de cópias que a integram.
O Programa Memória do Mundo, da UNESCO, foi estabelecido em 1992 e visa facilitar a preservação, apoiar o acesso universal e aumentar a conscientização acerca da existência e significado do património documental. O Registo da Memória do Mundo compreende atualmente um total de 427 documentos e coleções, provenientes de países de todos os continentes, sendo 10 de Portugal.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | O Orientalismo em questão | 15 abr. ’25 | 18h00 | Auditório
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas

III Jornadas de Arqueologia: candidaturas para comunicações e posters até 30 abril
Está a decorrer, até 30 de abril, o período para envio de propostas de comunicações e posters a apresentar nas III Jornadas Internacionais de Arqueologia. A iniciativa vai decorrer de 5 a 8 de junho, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, com o tema “Coisas de Deleite e Fruição – Arqueologia dos Prazeres”
![CURSO | DE ADEN A HONG KONG: AS CIDADES QUE FIZERAM A ÁSIA [1500-1850]](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2025/04/orifeat.jpg)
CURSO | DE ADEN A HONG KONG: AS CIDADES QUE FIZERAM A ÁSIA [1500-1850]
Do Mar Vermelho ao Mar do Sul da China, o curso oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente. Tecido social e urbano, função comercial, paisagem cultural, política e religião são alguns dos temas em análise.

CONVERSA/DEBATE | Conrad, a Literatura e a História | 2 abr. ’25 | 17h00 | Auditório | Entrada livre
Clara Rowland (NOVA FCSH), Joana Matos Frias (FLUL), Nuno Domingos (ICS-UL) e Rui Lopes (IHC – NOVA FCSH) discutem a obra de Joseph Conrad sob a perspetiva da literatura e da história. Este evento é promovido no âmbito de uma colaboração entre a BNP, a Cinemateca Portuguesa e o jornal Público.