Notícias
Divulgação Cultural
Bolsas de investigação FLAD/BNP 2020 | Candidaturas até 15 abril

Bolsas de investigação de curta duração FLAD / BNP 2020
A Biblioteca Nacional de Portugal desenvolve, em parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, um programa de bolsas de investigação de curta duração.
O programa visa apoiar a investigação em temas de cultura portuguesa com base nas coleções da Biblioteca Nacional de Portugal e destina-se a investigadores com vínculo a instituições de ensino ou de investigação norte americanas.
As bolsas concedidas em 2020 terão uma duração mínima de um (1) mês e máxima de três (3) meses. Cada bolseiro terá direito ao reembolso de uma viagem aérea de ida e volta entre os EUA e Portugal, até ao limite de € 750 (setecentos e cinquenta Euros), mediante apresentação do respetivo comprovativo de pagamento, bem como a um subsídio mensal de € 1400 (mil e quatrocentos Euros).
As candidaturas são apreciadas por uma comissão conjunta de representantes da BNP e da FLAD.
O prazo de candidatura decorre até 15 de abril de 2020. Os candidatos serão notificados do resultado até 30 de abril.
Para mais informação ver o REGULAMENTO.
As candidaturas devem ser apresentadas no FORMULÁRIO próprio, a que deve ser anexado curriculum vitae, o plano de investigação a realizar e período pretendido, o comprovativo da instituição à qual o candidato se encontra vinculado e cartas de referência abonatórias.
Short-Term Research Grants FLAD / BNP 2020
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
![Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas 24.25 | CICLO DE PRIMAVERA [21 — 30 MARÇO ’25]](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2025/03/cicloofeat.jpg)
Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas 24.25 | CICLO DE PRIMAVERA [21 — 30 MARÇO ’25]
O Festival Portingaloise conjuga criação/performance, formação e investigação relacionadas com o património coreográfico europeu do século XV ao XIX.

Curso sobre Camões 500 anos – Ler os Lusíadas dinamizado por António Cortez a decorrer de 26 de março a 7 de maio na Biblioteca Ary dos Santos em Sacavém
Para assinalar o 500.º aniversário do nascimento de Luís Vaz de Camões, a Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, recebe uma série de aulas comemorativas entre 26 de março e 7 de maio.

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 22 mar. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O MPMP dá início a um novo ciclo do seu projeto pedagógico, dedicado aos mais novos e às suas famílias. Estes concertos, em ambiente descontraído, propõem um momento de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias (ou pequenos ouvintes)

SEMINÁRIO | Ciência e Cultura. Quebrar Fronteiras: Thomas Szasz e a doença mental como metáfora | 17 mar. ’25 | 14h30 | BNP – Sala de Formação
O psiquiatra Thomas Szasz escreveu que, de acordo com a definição materialista-científica de doença, uma doença é uma alteração patológica de células, órgãos ou tecidos e que, portanto, a doença mental não é uma doença real, mas sim uma metáfora, pois nenhuma biópsia ou necrópsia pode verificar ou falsificar os diagnósticos do DSM