Notícias
Divulgação CulturalLançamento | Casas de Férias – Arquitectura de Veraneio entre Sintra e Colares | 3 jun. ’22 | 18h00

Casas de Férias – Arquitectura de Veraneio entre Sintra e Colares
LANÇAMENTO | 3 jun. ’22 | 18h00 | Auditório | Entrada Livre
Casas de Férias – Arquitectura de Veraneio entre Sintra e Colares é um livro dedicado ao desenvolvimento da construção de habitações unifamiliares na região de Colares, desde o Cabo da Roca até às Azenhas do Mar, passando por Almoçageme, Praia Grande, Rodízio, Banzão, Pinhal da Nazaré ou Praia das Maçãs. Com a presença dos autores e editor, o livro será apresentado e pelo Arquiteto Gonçalo Byrne, Presidente da Ordem dos Arquitetos.
Da autoria de João Cardim, autor do texto, e de Filipe Jorge, autor das fotografias e diretor da ARGUMENTUM, a editora que o publica, o livro apresenta 40 residências edificadas entre 1940 e 1970, ao início para usufruto em dias de férias, exemplos notáveis que revelam as aspirações das famílias que, seduzidas pelo carácter particular da zona, aí deixaram as marcas de um estilo de vida.
Os mais conceituados arquitetos portugueses daquelas décadas projetaram estas casas: Keil do Amaral, Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas, Faria da Costa e Raul Tojal, Victor Palla e Bento d’Almeida, Frederico George, Manuel Tainha, Artur Rosa, João Andrade e Sousa, Fernando Silva, Justino Morais e Conceição Silva, entre muitos outros.
Um tema inédito e bem documentado, com mais de 200 ilustrações, entre desenhos originais, imagens de arquivo e fotografias atuais realizadas expressamente para esta edição.
A par de um trabalho aprofundado de João Cardim, com fotografia de Filipe Jorge, também os textos de Teresa Valsassina Heitor, Pitum Keil do Amaral e Ana Vaz Milheiro convidam a descobrir e conhecer todas estas casas.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CONVERSA/DEBATE | Conrad, a Literatura e a História | 2 abr. ’25 | 17h00 | Auditório | Entrada livre
Clara Rowland (NOVA FCSH), Joana Matos Frias (FLUL), Nuno Domingos (ICS-UL) e Rui Lopes (IHC – NOVA FCSH) discutem a obra de Joseph Conrad sob a perspetiva da literatura e da história. Este evento é promovido no âmbito de uma colaboração entre a BNP, a Cinemateca Portuguesa e o jornal Público.
![Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas 24.25 | CICLO DE PRIMAVERA [21 — 30 MARÇO ’25]](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2025/03/cicloofeat.jpg)
Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas 24.25 | CICLO DE PRIMAVERA [21 — 30 MARÇO ’25]
O Festival Portingaloise conjuga criação/performance, formação e investigação relacionadas com o património coreográfico europeu do século XV ao XIX.

Curso sobre Camões 500 anos – Ler os Lusíadas dinamizado por António Cortez a decorrer de 26 de março a 7 de maio na Biblioteca Ary dos Santos em Sacavém
Para assinalar o 500.º aniversário do nascimento de Luís Vaz de Camões, a Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, recebe uma série de aulas comemorativas entre 26 de março e 7 de maio.

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 22 mar. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O MPMP dá início a um novo ciclo do seu projeto pedagógico, dedicado aos mais novos e às suas famílias. Estes concertos, em ambiente descontraído, propõem um momento de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias (ou pequenos ouvintes)