Medicina
Medicina do ViajanteSouvenirs d´Andalousie
Medicina do Viajante
Especialidade médica que abarca os conhecimentos necessários ao adequado aconselhamento do viajante, quer antes, quer durante, quer depois de terminar a viagem que qualquer cidadão ou grupo de cidadãos pretenda efetuar.
Exige conhecimentos científicos em domínios tão variados como sejam os que concernem aos fatores epidemiológicos das infeções existentes ou emergentes nos diferentes países, seu adequado diagnóstico e tratamento, bem dos meios mais eficazes de profilaxia.
Requer também que o médico conheça bases de geopolítica e da legislação sanitária internacional, bem como as particularidades inerentes ao viajante portador de doença crónica ou que pretenda participar em atividades que possam interferir, pela sua natureza, com as mesmas ou com a medicação imprescindível ao seu controlo médico.
O seu lema deve ser o de ajudar a promover um estilo de viagem segura e que permita a que todo o cidadão, independentemente das suas eventuais limitações de saúde, desfrutar do prazer de viajar, aprendendo a evitar ou a minimizar as situações que possam fazer perigar a sua vida ou a dos seus conviventes.
“Faa Ilheihe” de 1898 por Paul Gauguin (1848-1903) da National Gallery de Londres, Inglaterra. Pintor cuja rica patobiografia ainda hoje alimenta muitas polémicas, grande amigo do não menos polémico e genial Vincent van Gogh, e que se auto exilou nas paradisíacas Ilhas do Taiti na Polinésia Francesa, onde produziu uma parte muito significativa da sua prolixa e genial obra pictórica.